Interculturalidade e políticas de formação docente direcionadas à Educação do Campo
Interculturality and teacher training policies directed to Countryside Education
Resumo
Este estudo visa analisar as políticas de formação docente para a Educação do/no Campo desenvolvidas no período de 1995 a 2022 na perspectiva da educação intercultural crítica. O estudo é qualitativo, com procedimentos de análise documental e pesquisa bibliográfica. O resultado mostra que a educação intercultural pode implicar na promoção de mudanças profundas na educação e na sociedade, à medida que, entre outras ações, os cursos de formação docente assumam uma educação pautada no respeito à diferença e à dignidade humana, refletida nos currículos, bem como nas práticas de ensino e de aprendizagem, visando construir novos sentidos e valores para as relações humanas.
Palavras-chave: Interculturalidade; Formação Docente; Educação do Campo.
Abstract
This study aims to analyze teacher training policies for Education of/in the Countryside developed from 1995 to 2022 from the perspective of critical intercultural education. The study is qualitative, with procedures for document analysis and bibliographical research. The result shows that intercultural education can imply the promotion of profound changes in education and society, as, among other actions, the teacher training courses assume an education based on respect for difference and human dignity, reflected in the curricula, as well as in teaching and learning practices, aiming at building new meanings and values for human relationships.
Keywords: Interculturality; Teacher Training; Countryside Education.
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