Interculturalidade e políticas de formação docente direcionadas à Educação do Campo

Interculturality and teacher training policies directed to Countryside Education

Autores

Resumo

Este estudo visa analisar as políticas de formação docente para a Educação do/no Campo desenvolvidas no período de 1995 a 2022 na perspectiva da educação intercultural crítica. O estudo é qualitativo, com procedimentos de análise documental e pesquisa bibliográfica. O resultado mostra que a educação intercultural pode implicar na promoção de mudanças profundas na educação e na sociedade, à medida que, entre outras ações, os cursos de formação docente assumam uma educação pautada no respeito à diferença e à dignidade humana, refletida nos currículos, bem como nas práticas de ensino e de aprendizagem, visando construir novos sentidos e valores para as relações humanas.

Palavras-chave: Interculturalidade; Formação Docente; Educação do Campo.

 

Abstract

This study aims to analyze teacher training policies for Education of/in the Countryside developed from 1995 to 2022 from the perspective of critical intercultural education. The study is qualitative, with procedures for document analysis and bibliographical research. The result shows that intercultural education can imply the promotion of profound changes in education and society, as, among other actions, the teacher training courses assume an education based on respect for difference and human dignity, reflected in the curricula, as well as in teaching and learning practices, aiming at building new meanings and values for human relationships.

Keywords: Interculturality; Teacher Training; Countryside Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Maria de Freitas Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação (Instituição Privada). Integra a linha de pesquisa Educação, Política e Práxis Educativa (UFRN).  E-mail: mariatelma42@hotmail.com  ORCID:  https://orcid.org/0009-0008-6771-1049.

Luciane Terra dos Santos Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Luciane Terra dos Santos Garcia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação (UFRN), vinculada à linha de pesquisa Educação, Política e Práxis Educativa (UFRN). E-mail: ltsgarcia@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3089-4263.

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 67
  • pdf downloads: 59

Como Citar

MARIA DE FREITAS ARAÚJO, T.; TERRA DOS SANTOS GARCIA, L. Interculturalidade e políticas de formação docente direcionadas à Educação do Campo: Interculturality and teacher training policies directed to Countryside Education . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6784. Acesso em: 26 dez. 2024.