Repercussões sobre o livro didático para as crianças na Educação Infantil

Repercussions on the textbook for children in Early Childhood Education

Autores

Resumo

Neste trabalho, investigou-se as principais repercussões sobre o livro didático para as crianças na Educação Infantil, a partir de uma análise crítica pautada na Pedagogia da Infância. Para tanto, foi realizado um mapeamento de vídeos e artigos sobre a temática, a qual revela-se como lacunar e envolvida em ambiguidades. Os dados obtidos apontam que, nas últimas décadas, pesquisadoras(es) da Pedagogia da Infância tensionam e interrogam a Pedagogia, evidenciando que é preciso vislumbrar uma outra educação que rompa com práticas tradicionais de ensino e adultocêntricas. Conclui-se que o livro didático para as crianças não cabe na Educação Infantil, de modo que esta pesquisa amplia a defesa dos direitos desses sujeitos e reitera a importância da especificidade da Educação Infantil, que não deve ser compreendida e reduzida ao preparo para o Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Educação Infantil; Livro didático; Pedagogia da Infância.

 

Abstract

In this work, the main repercussions of textbook for children in Early Childhood Education were investigated, from a critical analysis based on Childhood Pedagogy. To this end, a mapping of videos and articles on the subject was carried out, which reveals itself as lacking and involved by ambiguities. The data obtained indicate that, in recent decades, Childhood Pedagogy researchers have tensioned and questioned Pedagogy, showing that it is necessary to envisage another education that breaks with traditional teaching practices that only consider the adult perspective. It is concluded that the textbook for children does not fit into Early Childhood Education, so this research expands the defense of the rights of these subjects and reiterates the importance of the specificity of Early Childhood Education, which should not be understood and reduced to preparation for Elementary School.

Keywords: Early Childhood Education; Textbook; Childhood Pedagogy.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Aparecida de Moura, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMG, unidade Passos. Coordenadora do Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens (GIIL). E-mail: tais.moura@uemg.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5545-3531

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 145
  • pdf downloads: 82

Como Citar

MOURA, T. A. de. Repercussões sobre o livro didático para as crianças na Educação Infantil : Repercussions on the textbook for children in Early Childhood Education . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6758. Acesso em: 12 jul. 2024.