Sentidos da accountability educacional no discurso da política educacional pernambucana

Meanings of educacional accountability in the discourse of educacional policy in Pernambuco

Autores

Resumo

Este estudo adota a política educacional de Pernambuco e seu sistema de avaliação externa como campo de pesquisa e a accountability educacional como campo teórico. O objetivo consiste em analisar os sentidos discursivos presentes nos diferentes dispositivos de regulação que são colocados em ação por essa política e estão vinculados à accountability educacional. Utiliza a análise crítica do discurso como método e a intertextualidade como foco da análise. Os resultados revelam uma política que agrega os elementos de um modelo estruturado de accountability educacional (avaliação, prestação de contas e responsabilização), num movimento que está articulado aos indicativos de uma perspectiva gerencialista e neoliberal de governar.

Palavras-chave: política educacional; avaliação educacional; accountability.

 

Abstract:

This study has as its research area Pernambuco's educational policy and its external assessment system, and as its theoretical field educational accountability. The purpose is to analyse the discursive meanings inherent in the many regulatory mechanisms used by this policy, which are related to educational accountability. It employs critical discourse analysis as a method, with intertextuality as the centre of the investigation. The findings reveal a policy that aggregates the elements of a structured model of educational accountability (assessment, accountability, and responsibility) in a movement aligned with the indicators of a managerialistic and neoliberal governing approach.

Keywords: Educational Policy; Educational Evaluation; Accountability.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou estágio de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação pela UMinho-Portugal. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação. Lattes: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/563942111589582. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-1040-2156. Email: ana.fsantos@ufpe.br

Janete Maria Lins de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas. Realizou estágios de Pós-doutoramento na Universidade de Paris 8, junto ao grupo de pesquisa ECOLE, e na Universidade de Valência-Espanha.  É professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação. Lattes: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/563942111589582. ORCID: 0000-0002-2089-6735. Email: janete.azevedo@ufpe.br.

 

Downloads

Publicado

22/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 435
  • pdf downloads: 306

Como Citar

SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. Sentidos da accountability educacional no discurso da política educacional pernambucana: Meanings of educacional accountability in the discourse of educacional policy in Pernambuco. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6739. Acesso em: 23 dez. 2024.