Educação Financeira e Tecnologia Social: análise da relação em produtos educacionais – Stricto Sensu

Financial Education and Social Technology: analysis of the relationship in educational products - Stricto Sensu

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre os fenômenos Educação Financeira e Tecnologia Social, por meio de produtos educacionais desenvolvidos em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A metodologia utilizada para o estudo foi a pesquisa de caráter descritiva, mediante abordagem qualitativa e uso da análise documental aplicada em quatro produtos, registrados junto à plataforma Educapes, que atenderam os critérios definidos de seleção. Os resultados demonstraram indícios de que os produtos educacionais que apresentaram em seu escopo elementos consonantes com os princípios e os parâmetros da Tecnologia Social, possuem potencial para promover uma Educação Financeira mais efetiva.

Palavras-chave: Educação Financeira; Tecnologia Social; Produtos Educacionais.

 

Abstract

This article aims to analyze the relationship between Financial Education and Social Technology phenomena, through educational products developed in Stricto Sensu Graduate Programs. The methodology used for the study was descriptive research, through a qualitative approach and document analysis applied to four products, registered with the Educapes platform, which met the defined selection criteria. The results showed evidence that the educational products that are presented in their scope elements in line with the principles and parameters of Social Technology have the potential to promote a more effective Financial Education.

Keywords: Financial Education; Social Technology; Educational Products.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Alves Camargo Vencio, Fundação Educacional do Município de Assis

Professora Mestra em Ensino, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e bacharel em Administração pela Fundação Educacional do Município de Assis. E-mail: danicamargovencio@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4102-9876.

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná e bacharel em administração pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: cesarfreitas@uenp.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8220-3519.

 

Flaviane Pelloso Molina Freitas , Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Doutora em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: flavianefreitas@uenp.edu.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1897-4044.

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 11
  • pdf downloads: 6

Como Citar

VENCIO, D. A. C.; FREITAS, C. C. G.; FREITAS , F. P. M. Educação Financeira e Tecnologia Social: análise da relação em produtos educacionais – Stricto Sensu: Financial Education and Social Technology: analysis of the relationship in educational products - Stricto Sensu. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6736. Acesso em: 25 set. 2023.