Desenho Universal para Aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado e Educação Profissional: pesquisas e perspectivas

Universal Design for Learning, Specialized Educational Services and Professional Education: research and perspectives

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo com resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento na temática da inclusão escolar por meio da abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O texto busca analisar trabalhos científicos relacionados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) associado ao DUA na educação profissional, buscando responder à pergunta: como a abordagem DUA está sendo aplicada no contexto do AEE na educação profissional? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e realiza uma revisão sistemática das produções científicas nacionais que discutem o AEE, DUA e educação profissional. Após a análise das bases de dados, constatou-se que não foram identificadas pesquisas que relacionem os três temas. Embora algumas pesquisas mencionem o DUA, não há uma articulação ou detalhamento dessa relação.

Palavras-chave: Atendimento educacional especializado; educação inclusiva; educação profissional.

 

Abstract

This work presents a study with partial results from a doctoral research in development, which aims to investigate school inclusion through the Universal Design for Learning (UDL) approach. The text aims to analyze scientific works related to Specialized Educational Assistance (SEA) associated with UDL in vocational education, seeking to answer the question: how is the UDL approach being applied in the context of SEA in vocational education? The research adopts a qualitative approach and performs a systematic review of national scientific productions that discuss SEA, UDL, and vocational education. After analyzing the databases, it was found that no studies relate the three themes. Although some studies mention UDL, there is no articulation or detailing of this relationship.

Keywords: Specialized educational assistance; inclusive education; professional education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem, IFPR e UFPR

 

Doutoranda no PPGECM/UFPR. Mestra em Estudos da Linguagem (UEL). Docente de Educação Especial- IFPR. Integrante dos Grupos de Pesquisa: GEPETeL, TESSITURA e GEPEEIN/IFPR. E-mail: loretta.rosolem@ifpr.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4014-6130.

Anderson Roges Teixeira Góes, UFPR

Doutor e Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia (UFPR). Professor do DEGRAF, PPGE:TPEn e PPGECM, todos na UFPR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens - GEPETeL. Integrante do TESSITURA. E-mail: artgoes@ufpr.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8572-3758.

Downloads

Publicado

24/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 202
  • pdf downloads: 97

Como Citar

ROSOLEM, L. D. D. da L.; TEIXEIRA GÓES, A. R. Desenho Universal para Aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado e Educação Profissional: pesquisas e perspectivas: Universal Design for Learning, Specialized Educational Services and Professional Education: research and perspectives. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6707. Acesso em: 22 nov. 2024.