Pandemia de covid-19 e fechamento das escolas: impactos na saúde mental e perspectivas de futuro de adolescentes e jovens

The covid-19 pandemic and school closures: impacts on the mental health and future prospects of adolescents and youth

Autores

Resumo

Entre as primeiras orientações recomendadas internacionalmente contra a propagação da covid-19, o fechamento de escolas e universidades levou à suspensão das aulas presenciais e à transposição de atividades escolares e acadêmicas para o formato remoto, principalmente o digital. Este texto visa a tecer uma reflexão sobre os possíveis impactos que o fechamento das escolas gerou sobre as perspectivas de futuro de adolescentes e jovens brasileiros. Com base na análise de levantamentos e relatórios de pesquisa nacionais produzidos por organizações nacionais e internacionais, percorre dados produzidos no campo da saúde mental, educação e mundo do trabalho. Conclui que, ainda que temporalmente recente, os impactos da pandemia já se materializam nos relatórios e nos permitem inferir aspectos objetivos e subjetivos da pensabilidade de futuro para a saúde mental de adolescentes e jovens.

Palavras-chave: Juventudes; Saúde mental; Educação.

 

Abstract

Among the first guidelines recommended internationally against the spread of covid-19, the closing of schools and universities led to the suspension of face-to-face classes and the transposition of school and academic activities to a remote format, especially the digital one. The present text aims to reflect on the possible impacts that the closing of schools has generated on the future perspectives of Brazilian adolescents and young people. Based on the analysis of surveys and national research reports produced by national and international organizations, it goes through data produced in the field of mental health, education, and the world of work. It concludes that, even though temporally recent, the impacts of the pandemic are already materialized in the reports and allow us to infer objective and subjective aspects of the thinkability of the future for the mental health of adolescents and young people.

Keywords: Youth; Mental health; Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Cavalcanti Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Docente

Doutora em Psicologia; mestra em Psicologia Clínica; graduada em Psicologia; docente da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas; associada da Associação Nacional Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores da Juventude Brasileira. Desenvolve trabalhos nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em afeto, gênero, sexualidade, educação afetivo-sexual, formação de professores, juventudes.

E-mail: jcchaves2@terra.com.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1103-9384

Joyce Louback, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia; mestra em Sociologia; graduada em Ciências Sociais; professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha com os temas relacionados à redemocratização brasileira e latino-americana, ação coletiva no Brasil, associativismo periférico e sociologia da educação, especialmente as discussões sobre educação popular e movimentos sociais.

E-mail: joycelouback@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6891-4085

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

Pós-doutora; graduada em Psicologia; professora na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas; associada da Associação Nacional Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores da Juventude Brasileira; coordena o GT Psicanálise e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia; pesquisa a clínica e a educação, tendo como eixos a infância e a adolescência.

E-mail: cristianacarneiro13@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4042-1155

Downloads

Publicado

10/07/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • pdf downloads: 87

Como Citar

CAVALCANTI CHAVES, J.; LOUBACK, J.; CARNEIRO, C. Pandemia de covid-19 e fechamento das escolas: impactos na saúde mental e perspectivas de futuro de adolescentes e jovens: The covid-19 pandemic and school closures: impacts on the mental health and future prospects of adolescents and youth. Revista Cocar, [S. l.], n. 16, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6706. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos