Educação Ambiental na Interface entre Sociedade e Meio Ambiente: Uma Análise Sistemática da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil

Environmental Education at the Interface of Society and the Environment: A Systematic Analysis of Solid Waste Management in Brazil

Autores

Resumo

O aumento da geração de resíduos sólidos associado ao manejo inadequado proporciona danos ambientais e à saúde pública. Assim, a pesquisa objetiva analisar desafios na gestão desses resíduos, explorando as interações sociedade-natureza, sustentabilidade e o papel da Educação Ambiental. A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica sistemática narrativa, integrando resultados de estudos quantitativos sem ênfase na significância estatística. Os resultados destacam a gestão inadequada em diversas cidades, apesar do disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, e para combater esta problemática é imprescindível a educação ambiental, para sensibilização, implementação de medidas, apoio a políticas públicas, fiscalização robusta e ampliação do conhecimento. Essa abordagem é essencial para melhorar qualidade de vida, envolvimento da população, orientação de decisões públicas, impulsionar políticas e promover convivência harmônica entre desenvolvimento humano e preservação ambiental.

Palavras-chave: Ação antrópica; Sustentabilidade ambiental; Políticas públicas; Resíduos sólidos.

 

Abstract

The increase in the generation of solid waste associated with inadequate management causes environmental and public health damage. Thus, the research aims to analyze challenges in the management of this waste, exploring society-nature interactions, sustainability and the role of Environmental Education. The methodology adopted is a systematic narrative bibliographic research, integrating results from quantitative studies without emphasis on statistical significance. The results highlight inadequate management in several cities, despite the provisions of the National Solid Waste Policy, and to combat this problem, environmental education is essential, to raise awareness, implement measures, support public policies, robust supervision and expansion of knowledge. This approach is essential for improving quality of life, involving the population, guiding public decisions, promoting policies and promoting harmonious coexistence between human development and environmental preservation.

Keywords: Anthropic action; Environmental sustainability; Public policy; Solid waste.

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Biografia do Autor

Lucilene dos Santos do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

E-mail: lucilenesanttos10@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7490-596X

Benone Otávio Souza de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Docente no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

E-mail: benone@ufam.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5404-0409

Viviane Vidal da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Docente no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

E-mail: vivianevidal@ufam.edu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0887-7523

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Publicado

27/12/2023
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Como Citar

DOS SANTOS DO NASCIMENTO, L.; OLIVEIRA, B. O. S. de; SILVA, V. V. da. Educação Ambiental na Interface entre Sociedade e Meio Ambiente: Uma Análise Sistemática da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Environmental Education at the Interface of Society and the Environment: A Systematic Analysis of Solid Waste Management in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6703. Acesso em: 5 nov. 2024.