Experiências Educativas em Duas Organizações Negras Comunitárias No Recife (Pe): Um(a) Companheiro(a) de Luta e um Amuleto de Proteção

Experiencias Educativas en Dos Organizaciones de la Comunidad Negra En Recife (Pe): Un Compañero de Lucha y un Amuleto Protector

Autores

Resumo

Este texto é resultado de uma dissertação de mestrado que trata de discussões teóricas e analíticas sobre as experiências educativas de duas organizações negras comunitárias localizadas na cidade do Recife (PE). Por meio de entrevistas semiestruturadas com membros desses espaços, mergulhamos no caleidoscópio das africanidades e percebemos retalhos da tradição palmarina em criar espaços educativos. Desde 2003 há a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africanas nas escolas brasileiras, as duas instituições pesquisadas são fundamentos práticos pedagógicos desta demanda curricular. As reflexões aqui elaboradas buscam realizar um diálogo com a bibliografia sobre temas como quilombo, pretagogia, africanidades e filosofias africanas, que apoiam as reflexões e interpretações aqui construídas e a afirmação de que tais espaços podem nos apontar para pedagogias a partir das experiências educativas pretagógicas.

Palavras-chave: Organização comunitária; Africanidades; Pretagogia.

Resumen: Este texto es el resultado de una tesis de maestría que aborda discusiones teóricas y analíticas sobre las experiencias educativas de dos organizaciones comunitarias negras ubicadas en la ciudad de Recife (PE). A través de entrevistas semiestructuradas con integrantes de los espacios, profundizamos en el caleidoscopio de las africanidades y percibimos vestigios de la tradición palmarina en la creación de espacios educativos. Desde 2003, la enseñanza de la historia y la cultura afrobrasileña y africana es obligatoria en las escuelas brasileñas, las dos instituciones investigadas son fundamentos prácticos pedagógicos de esta demanda curricular. Las reflexiones aquí elaboradas buscan realizar un diálogo con la bibliografía sobre temas como el quilombo, la pretagogia, las africanidades y las filosofías africanas, que sustenten las reflexiones e interpretaciones aquí construidas y la afirmación de que estos espacios nos pueden apoyar para las pedagogías desde la educación preescolar. experiencias pretagógicas.

Palabras clave: Organización de la comunidade;Africanidades; Pretagogía.

             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Botelho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Docente Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI-UFRPE/FUNDAJ) nas linhas de pesquisas 1- Movimentos Sociais, Práticas Educativo-Culturais e Identidades e 3 - Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades “Audre Lorde”; (Geperges Audre Lorde). Pós-Doutoramento em Educação no Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: denise.botelho@ufrpe.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4629-2224

 

 

Jacqueline Martins Alves Correia, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação,

Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Graduada em Direito(FOCCA). Email: jacque.martinsalvescorreia@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0005-7314-3517

 

Downloads

Publicado

29/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 81
  • pdf downloads: 50

Como Citar

MARIA BOTELHO, D.; MARTINS ALVES CORREIA, J. Experiências Educativas em Duas Organizações Negras Comunitárias No Recife (Pe): Um(a) Companheiro(a) de Luta e um Amuleto de Proteção: Experiencias Educativas en Dos Organizaciones de la Comunidad Negra En Recife (Pe): Un Compañero de Lucha y un Amuleto Protector. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6650. Acesso em: 21 dez. 2024.