Educação permanente e os caminhos da colaboração interprofissional em projeto socioesportivo em Fortaleza – Ceará

Continuing education and the interprofessional collaborative paths in a social and sports project in Fortaleza - Ceará

Autores

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da educação permanente na colaboração interprofissional em projeto socioesportivo. Buscou-se evidenciar a relação existente entre educação permanente e colaboração interprofissional dadas no Projeto Atleta Cidadão, em Fortaleza. Realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta o diário de campo. O período do estudo compreendeu agosto de 2021 a dezembro de 2022. Os registros foram feitos em 16 reuniões formativas com 13 supervisores, sendo abordados temas sociais, atingindo 130 professores de Educação Física e 6.276 crianças e adolescentes. Os achados desse relato apontam para a necessidade de um processo contínuo de educação permanente no projeto e indicam que o fortalecimento da colaboração interprofissional é capaz de favorecer o alcance de resultados mais expressivos junto às comunidades.

Palavras-chave: Educação Permanente; Colaboração Interprofissional; Projeto Social.

 

Abstract

The study aimed to analyze the effects of continuing education on interprofessional collaboration in a social and sports project. We sought to highlight the existing relationship between continuing education and interprofessional collaboration in the Atleta Cidadão (Citizen Athlete) Project, in Fortaleza, Ceará, Brazil. We conducted a descriptive qualitative research using the field diary as a collection tool, from August 2021 to December 2022. Records were produced in 16 training meetings with 13 supervisors, addressing social issues and covering 130 Physical Education teachers and 6,276 children and adolescents. The findings of this report point to the need for continuing education in the project and indicate that strengthening interprofessional collaboration can achieve more expressive results with the communities.

Keywords: Permanent Education; Interprofessional Collaboration; Social Project.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ediney Linhares da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Mestrando pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará – CMEPES/UECE. Assistente Social da Federação de Triathlon do Ceará – FETRIECE. Docente do curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu – UNIATENEU. E-mail: edineylinhares@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7976-3016

Karla Carolline Barbosa Dote, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Mestranda pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará – CMEPES/UECE. Especialista em Cuidados Paliativos e Bioética e em Motricidade Orofacial. Fonoaudióloga Hospitalar. E-mail: karlacllf@gmail.com ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3249-8670

Heraldo Simões Ferreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professor Adjunto da

Universidade Estadual do Ceará-UECE. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação

em Educação-PPGE/UECE. E-mail: heraldo.simoes@uece.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1999-7982

Downloads

Publicado

11/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 85
  • pdf downloads: 63

Como Citar

LINHARES DA SILVA, E.; BARBOSA DOTE, K. C.; SIMÕES FERREIRA, H. Educação permanente e os caminhos da colaboração interprofissional em projeto socioesportivo em Fortaleza – Ceará: Continuing education and the interprofessional collaborative paths in a social and sports project in Fortaleza - Ceará. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6641. Acesso em: 21 dez. 2024.