Visagens e Assombrações de Belém: educação e identidade cultural na obra de Walcyr Monteiro

Belem’s Sights and Hauntings: education and cultural identity in the work of Walcyr Monteiro

Autores

Resumo

Este artigo surgiu de uma dissertação de mestrado sobre Visagens e Assombrações de Belém, obra-prima de Walcyr Monteiro. A obra revela componentes que constituem um estudo sobre o imaginário dos belenenses, desenvolvido entre 1969 e 1972. Nesse contexto, este artigo se desdobra como uma viagem em direção ao desconhecido, destacando de que forma os contos presentes no livro podem contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da população belenense. A narrativa escolhida para análise, o Fantasma Erótico da Soledade, classificada pelo autor como romanesco-erótica, foi examinada conforme o referencial teórico proposto pelo próprio conto. Com isso, percebeu-se que, para além de transparecer elementos históricos, religiosos, culturais e simbólicos, o texto possibilitou discussões sobre a construção da sexualidade feminina.

Palavras-chave: Identidade Cultural; Visagens e Assombrações de Belém; Walcyr Monteiro.

 

 

Abstract

This paper is based on a master's thesis about Belem’s Sight and Hauntings, a masterpiece by Walcyr Monteiro. The work reveals components that constitute a study on the imagination of the inhabitants of Belém, developed between 1969 and 1972. In this context, this research unfolds as a journey into the unknown, highlighting how the stories present in the book can contribute to strengthening the cultural identity of the population of Belém. The chosen narrative for analysis, Erotic Ghost of Soledade, classified by the author as romanesque-erotic, was examined according to the theoretical background proposed by the story itself. Thus, it was observed that, beyond revealing historical, religious, cultural and symbolic elements, the text allowed discussions about the construction of female sexuality.

Keywords: Cultural Identity; Belem’s Sights and Hauntings; Walcyr Monteiro.

 

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Biografia do Autor

Jayna Karolyne de Souza Santos, Universidade do Estado do Pará

Licenciada Plena em Letras - Língua Portuguesa e Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Participa do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

E-mail: jaynakarolyne@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7440-0619.

 

Josebel Akel Fares, UEPA

Doutora em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes (PUCSP, 2003); mestra em Letras: Teoria Literária (UFPA,1997). Possui estágio Pós-Doutoral em Educação (PUCRS, 2012). É licenciada em Letras. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Pará/ Departamento de Língua e Literatura e Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Educação. Coordena o Núcleo e o Grupo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA- UEPA).

E-mail: belfares@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2384-0582.

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Publicado

12/12/2023
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Como Citar

SANTOS, J. K. de S.; AKEL FARES, J. Visagens e Assombrações de Belém: educação e identidade cultural na obra de Walcyr Monteiro: Belem’s Sights and Hauntings: education and cultural identity in the work of Walcyr Monteiro. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6640. Acesso em: 27 abr. 2024.