A produção da identidade e da diferença surda: corpo e língua de sinais

The production of deaf identity and difference: body and sign language

Autores

Resumo

O presente estudo fundamenta-se nas contribuições teóricas de L. S. Vigotski sobre o desenvolvimento atípico e a constituição da personalidade. O foco da investigação é a temática da surdez, desdobrando-se na direção da constituição histórico-cultural das identidades surdas. Do ponto de vista metodológico, o estudo está apoiado em uma epistemologia qualitativa, partindo-se da análise do discurso no tratamento dos dados no estudo empírico. Para tanto, formou-se um grupo focal com quatro surdos adultos usuários fluentes da língua de sinais com o objetivo de compreender como se dão os processos de produção da identidade e da diferença surda. A análise dos dados revela aspectos fundamentais sobre a constituição da identidade surda - modos de ser e de ver o outro e o mundo - assim como, a importância do corpo e da língua de sinais na construção-disputa dessas identidades.

Palavras-chave: Surdez; Identidade; Perspectiva Histórico-Cultural.

 

Abstract

The present study is based on the theoretical contributions of Vygotsky on atypical development and personality constitution. The focus of the investigation is the theme of deafness, unfolding in the direction of the historical-cultural constitution of deaf identities. From the methodological point of view, the study is supported by a qualitative epistemology, starting from discourse analysis in the treatment of data in the empirical study. For this purpose, a focus group was formed with four deaf adult users who are fluent in sign language, with the objective of understanding how the production processes of deaf identity and difference take place. Data analysis reveals fundamental aspects about the constitution of the deaf identity - ways of being and seeing the other and the world - as well as the importance of the body and sign language in the construction-dispute of these identities.

Key words: Deafness; Identity; Historical-Cultural Perspective.

 

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Biografia do Autor

Edeilce Aparecida Santos Buzar, UNB

Pedagoga, Psicóloga, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Clínica e Cultura. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.  Coordenadora do Laboratório de Educação de Surdos – Labes-Libras (UnB).

E-mail: edeilcebuzar@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5799-7126

Daniele Nunes Henrique Silva, UNB

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Escolar (UnB).

E-mail: daninunes74@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8174-2967

 

Fabrício Santos Dias de Abreu, Universidade de Brasília - Secretaria de Educação do Distrito Federal

Pedagogo, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Centro Universitário Estácio de Brasília. E-mail: fabra201@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3055-5704

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Publicado

10/11/2023
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Como Citar

APARECIDA SANTOS BUZAR, E.; NUNES HENRIQUE SILVA, D.; SANTOS DIAS DE ABREU, F. A produção da identidade e da diferença surda: corpo e língua de sinais: The production of deaf identity and difference: body and sign language. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6617. Acesso em: 4 maio. 2024.