Baseada em Equipes para o ensino do Efeito Doppler: uma análise através da Taxonomia de Bloom

Team-based Learning for Doppler Effect teaching: an analysis through Bloom’s Taxonomy

Autores

Resumo

Este trabalho teve o intuito de analisar as potencialidades e os desafios da utilização da metodologia Aprendizagem Baseada em Equipes em consonância com a Taxonomia de Bloom, a partir da aplicação de aulas relativas ao Efeito Doppler em turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará. Assim, utilizou-se um percurso metodológico de cunho experimental descritivo, com natureza aplicada e análise de dados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que o uso da metodologia ativa ABE provoca um ganho no que se refere aos níveis do domínio cognitivo proposto pela Taxonomia de Bloom em comparação ao método tradicional de ensino. Por fim, constata-se as contribuições significativas que métodos não convencionais de ensino podem levar ao educando, tendo em vista a necessidade crescente de novos caminhos que o coloquem à frente de seu próprio processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Efeito Doppler; Metodologias Ativas; Taxonomia de Bloom.

 

Abstract

This work aimed to analyze the potential and challenges of using the Team-Based Learning methodology in line with Bloom's Taxonomy, based on the application of classes related to the Doppler Effect in integrated high school classes at the Federal Institute of Ceará. Thus, a descriptive experimental methodological trajectory was used, with an applied nature and qualitative and quantitative data analysis. The results suggest that the use of the active ABE methodology causes a gain in terms of the levels of the cognitive domain proposed by Bloom's Taxonomy compared to the traditional teaching method. Finally, it notes the significant contributions that non-conventional teaching methods can bring to the student, in view of the growing need for new ways that put him at the leading of his own learning process.

Keywords: Doppler effect; Active Methodologies; Bloom's Taxonomy

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Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, Instituto Federal do Ceará

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal do Ceará – Campus Fortaleza. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio Tecnológico do Ceará – FUNCAP. Fortaleza. E-mail: ana.clara.souza06@aluno.ifce.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8851-6356

 

Beatriz Jales de Paula, Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal do Ceará – Campus Fortaleza. Professora da rede privada de ensino do Ceará. E-mail: bibijales@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7130-6539.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

 E-mail: mairtoncavalcante@ifce.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5204-9031

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Publicado

10/11/2023
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Como Citar

ARAÚJO, A. C. S.; PAULA, B. J. de; ROMEU, M. C. Baseada em Equipes para o ensino do Efeito Doppler: uma análise através da Taxonomia de Bloom: Team-based Learning for Doppler Effect teaching: an analysis through Bloom’s Taxonomy. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6609. Acesso em: 3 jul. 2024.