Interfaces educacionais: criação de cenários virtuais de aprendizagem interativos e colaborativos
Educational interfaces: the creation of interactive and collaborative virtual learning scenarios
Resumo
Os cenários virtuais de aprendizagem são essenciais para a organização de materiais didático-pedagógicos e possibilitam, a partir do digital, que os professores possam desenvolver práticas diversificadas, motivadoras e contextualizadas com as necessidades dos alunos. Assim, este estudo qualitativo teve o objetivo de compreender como os cenários virtuais alinhados à prática docente podem potencializar as estratégias de ensino. Trata-se de um relato de experiência dos pesquisadores durante a oferta de um curso de extensão, que contou com a participação de docentes e discentes de graduação. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários e relatos dos cursistas. Com a formação, foi possível evidenciar que os cenários virtuais, na formação técnica de professores, constituíram-se como importantes recursos para o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional.
Palavras-chave: Cenários virtuais de aprendizagem; Tecnologias digitais de informação e comunicação; Prática docente.
Abstract
The virtual learning scenarios are essential for the organization of didactic-pedagogical materials and allow, from the digital, teachers can develop diversified practices, motivating and contextualizing with the needs of the students. Thus, this qualitative study aimed to understand how virtual scenarios aligned with teaching practice can enhance teaching strategies. This experimet reports an offer during the extension course, which had the participation of professors and undergraduate students. Wich Data had been produced from the application of questionnaires, as well as reports from course participants. With the training, it was possible to show that virtual framework, in the technical training of teachers, constituted foremost resources for the teaching and learning action in the educational context.
Keywords: Virtual learning scenarios; Digital information and communication technologies; Teaching practice.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 214
- pdf downloads: 166