Interfaces educacionais: criação de cenários virtuais de aprendizagem interativos e colaborativos

Educational interfaces: the creation of interactive and collaborative virtual learning scenarios

Autores

Resumo

Os cenários virtuais de aprendizagem são essenciais para a organização de materiais didático-pedagógicos e possibilitam, a partir do digital, que os professores possam desenvolver práticas diversificadas, motivadoras e contextualizadas com as necessidades dos alunos. Assim, este estudo qualitativo teve o objetivo de compreender como os cenários virtuais alinhados à prática docente podem potencializar as estratégias de ensino. Trata-se de um relato de experiência dos pesquisadores durante a oferta de um curso de extensão, que contou com a participação de docentes e discentes de graduação. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários e relatos dos cursistas. Com a formação, foi possível evidenciar que os cenários virtuais, na formação técnica de professores, constituíram-se como importantes recursos para o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional.

Palavras-chave: Cenários virtuais de aprendizagem; Tecnologias digitais de informação e comunicação; Prática docente.

 

Abstract

The virtual learning scenarios are essential for the organization of didactic-pedagogical materials and allow, from the digital, teachers can develop diversified practices, motivating and contextualizing with the needs of the students. Thus, this qualitative study aimed to understand how virtual scenarios aligned with teaching practice can enhance teaching strategies. This experimet reports an offer during the extension course, which had the participation of professors and undergraduate students. Wich Data had been produced from the application of questionnaires, as well as reports from course participants. With the training, it was possible to show that virtual framework, in the technical training of teachers, constituted foremost resources for the teaching and learning action in the educational context.

Keywords: Virtual learning scenarios; Digital information and communication technologies; Teaching practice.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), com bolsa financiada pela CAPES. Mestre em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia (FANEB). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). E-mail: willianjere@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9298-1226

 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). E-mail: aferrete21@gmail.com. ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9637-6616.

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Letras (UFS). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). E-mail: profrosanatorres@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8958-9282.

 

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 130
  • pdf downloads: 132

Como Citar

LIMA SANTOS, W.; SILVA SOUZA FERRETE, A. A.; SANTOS TORRES MARCONDES, R. M. Interfaces educacionais: criação de cenários virtuais de aprendizagem interativos e colaborativos: Educational interfaces: the creation of interactive and collaborative virtual learning scenarios. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6600. Acesso em: 20 maio. 2024.