Um Estudo sobre a Produção de Significados dos Alunos do Ensino Médio para Elementos da Geometria

Autores

  • Tomiko Yakabe Fantin no@email.com
    Instituto Federal de Educação Técnica / Uberaba-MG
  • Marcelo Almeida Bairral no@email.com
    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Quando estudamos Geometria podemos descobrir e estudar relações espaciais variadas. Muitas delas fazem parte de nossa intuição e precisam ser desenvolvidas. Nesta pesquisa analisamos a produção de significados de alunos do Ensino Médio/Técnico Agrícola sobre elementos de Geometria Espacial. Assumindo que construímos conhecimento quando socializamos e justificamos nossas crenças o estudo fundamentou-se no Modelo Teórico dos Campos Semânticos (MTCS). A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de questionário, análise de vídeo e produção de textos escritos em atividades variadas. A investigação ressalta que a análise da cognição geométrica e, consequentemente, do desenvolvimento conceitual é mais enriquecida quando alunos e professor interagem e compartilham (por escrito ou oralmente) os significados que estão produzindo para a atividade em discussão.

Palavras chave: Educação Geométrica, Produção de significados, Ensino Médio

A study on the knowledge production of students of middle school related to geometry

"

When we study Geometry we can discover and study varied relations of space. Many of them take part of our intuition and need to be developed. In this research we analyze the production of knowledge of students in the Middle School/Agricultural Technical Course on the elements of Space Geometry. Assuming that we construct knowledge when we socialize and justify our beliefs, this study is based on the Modelo Teórico dos Campos Semânticos (MTCS). The data collection was carried out through the application of questionnaires, video analysis and production of written texts in varied activities. The investigation points out that the analysis of the geometric cognition and, consequently, the conceptual development is more enriched when students and professors interact and share (using written texts or orally) the meanings they are producting related to the activities in discussion.

Keywords: Geometric Education. Meaning Production. Midlle School.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomiko Yakabe Fantin, Instituto Federal de Educação Técnica / Uberaba-MG

Licenciado Pleno em Matemática (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Ministro Tarso Dutra" Dracena/SP -1978) , especialista em Formação de Professores em EAD (UFPN- 2002) e em Ciências Exatas (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - 1994) e mestre em Educação Agrícola (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - 2005) . Professor do Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão-modelagem-pastagem-entressulcos.

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Geografia (UERJ), Especialista em Orientação Educacional e em Administração Escolar (Universidade Gama Filho/UGF), mestre em Educação Brasileira (PUC/RJ-2009). É coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

26/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 65
  • PDF downloads: 123

Como Citar

FANTIN, T. Y.; BAIRRAL, M. A. Um Estudo sobre a Produção de Significados dos Alunos do Ensino Médio para Elementos da Geometria. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 29–38, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/66. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos