O caráter pedagógico do trabalho coletivo e cooperado da Economia Solidária: o avanço acadêmico sobre o tema

The pedagogical character of the collective and cooperative work of the Solidarity Economy: academic progress on the subject

Autores

Resumo

Este trabalho buscou compreender como vem sendo tratada, na produção acadêmico-científica, a relação entre a Economia Solidária (ES) e a Educação. Por meio de uma pesquisa exploratória sobre o estado do conhecimento no banco de dados da Scielo, foram encontrados nove artigos. A partir da leitura deles foram identificadas três abordagens: I) A ES como um processo educativo, a partir do trabalho associado; II) A ES enquanto geradora de conhecimento por intermédio de mediadores; III) Uma ES subversiva por meio de processos formativos intencionais. Destaca-se o restabelecimento da unidade entre trabalho e educação a partir do trabalho coletivo e cooperado da ES. Percebeu-se o arrefecimento do debate nos últimos anos, influenciado pela conjuntura de desfavorecimento da ES enquanto política pública, além do cenário pandêmico que afetou o trabalho e os espaços formativos desses grupos.

Palavras-chave: Economia Solidária; Educação Profissional; Trabalho.

 

Abstract

The present research investigated how the relationship between Solidarity Economy – SE and Education has been studied within the scope of academic and scientific production. An exploratory research on the state of knowledge was conducted in the Scielo databank. Such research found nine articles in which three distinct approaches were identified: I) The SE as an educative process from its related collective labor; II) The SE as generator of knowledge through mediators; III) A subversive SE by means of intentional formative processes where the reestablishment of the link between work and education from SE cooperative collective work stands out. Debating receded over the last few years due to an undermining view of SE as public policy. The pandemic scenery also affected both the group’s work and formative spaces.

Keywords: Solidarity Economy; Professional Education; Work.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal da Paraíba

Graduada e Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Também possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na área de ensino. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no Campus de Guarabira-PB. Participa da equipe editorial da Revista Gestão e Organizações (REGOR), é membro e fundadora do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), núcleo atuante no brejo paraibano desde 2015. E-mail: tatiana.abreu@ifpb.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4865-1801.

José Mateus do Nascimento, IFRN

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância, atuando também em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integradas à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central. Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado à Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional. Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV); e, por fim, com o NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (IFRN-CNAT). Mestre e Doutor em Ciências da Educação (PPGE – UFRN). E-mail: mateus.nascimento@ifrn.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4964-5216.

Downloads

Publicado

09/01/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 36
  • pdf downloads: 17

Como Citar

LOSANO DE ABREU, T.; DO NASCIMENTO, J. M. O caráter pedagógico do trabalho coletivo e cooperado da Economia Solidária: o avanço acadêmico sobre o tema: The pedagogical character of the collective and cooperative work of the Solidarity Economy: academic progress on the subject. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6598. Acesso em: 1 nov. 2024.