Formação e autoeficácia docente para práticas inclusivas na visão dos professores da rede pública municipal de Ladário - MS

Training and teaching self-efficacy for inclusive practices in the view of teachers of the municipal public network of Ladário – MS

Autores

Resumo

A autoeficácia é um julgamento pessoal da capacidade para realizar uma tarefa específica, sob diferentes níveis e em contextos particulares. Foi objetivo deste artigo, verificar as opiniões dos docentes sobre a formação enquanto constitutiva do senso de autoeficácia para trabalhar com os alunos público-alvo da Educação Especial. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente com base nos preceitos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que formações aligeiradas, desconexas da prática educacional, assim como sua descontinuidade, pouco contribui para o fortalecimento da autoeficácia diante da inclusão escolar. Adicionalmente, além do investimento na formação de professores, outros fatores são fundamentais para que ocorra a inclusão, tais como, dispor de melhores condições estruturais, materiais pedagógicos adequados, recursos humanos qualificados, entre outros.

Palavras-chave: Formação de professores; Autoeficácia docente; Educação especial.

 

Abstract

Self-efficacy is a personal evaluation on the skill to accomplish a task, under different levels and in particular contexts. This article aimed to verify the opinions of teachers about training as a component of their sense of self-efficacy to work with students with special education needs. The data were categorized and analyzed qualitatively based on the precepts of Content Analysis. The results indicated that short training courses, disconnected from educational practice, as well as their discontinuity, contribute little to the strengthening of self-efficacy for school inclusion. Additionally, in addition to investment in teacher training, other factors are fundamental for inclusion to succeed, such as the availability of better structural conditions, adequate pedagogical materials, and qualified human resources, among others.

Keywords: Teacher education; Teacher self-efficacy; Special education.

 

 

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Biografia do Autor

Gilmar de Lima Galvão, UFMS/CPAN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Pantanal (PPGE/CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Corumbá, Brasil. Professor pela Rede Municipal de Corumbá-MS e, Rede municipal de Ladário-MS. E-mail: gilmargalvao96@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6729-3595

 

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Bárbara Amaral Martins 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” (UNESP), Campus de Marília. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação.

E-mail: barbara.martins@ufms.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4278-1661

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

DE LIMA GALVÃO, G.; AMARAL MARTINS, B. Formação e autoeficácia docente para práticas inclusivas na visão dos professores da rede pública municipal de Ladário - MS: Training and teaching self-efficacy for inclusive practices in the view of teachers of the municipal public network of Ladário – MS. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6569. Acesso em: 21 dez. 2024.