Análise das Diretrizes das Escolas Cívico-Militares de 2021 da Educação Básica do governo Bolsonaro (2019-2022)

Análisis de los Lineamientos de las Escuelas Cívico-Militares de 2021 de Educación Básica del gobierno de Bolsonaro (2019-2022)

Autores

Resumo

O texto apresenta a análise das Diretrizes das Escolas Cívico-Militares, que possuem amparo jurídico no decreto 10.004 de setembro de 2019. No presente texto realizamos uma revisão de literatura e análise de documentação em sua versão de 2021. Para tal fez-se a indagação: quais seriam as concepções de educação das Escolas Cívico-Militares? Concluiu-se que Escolas Cívico-Militares têm como um de seus objetivos formar o sujeito neoliberal conservador, que está atrelado diretamente a visão de mundo burguesa. Entretanto, é relevante pontuar a necessidade de estudos futuros, com intuito de acompanhar a dinâmica do fenômeno das Escolas Cívico-Militares

Palavras-chave: Diretrizes das Escolas Cívico-Militares, Escolar militarizadas, Educação militar

 

Resumen

El texto presenta el análisis de los Lineamientos de las Escuelas Cívico-Militares, que tienen respaldo legal en el decreto 10.004 de septiembre de 2019. En el presente texto realizamos una revisión bibliográfica y análisis de la referida documentación, en su versión de 2021. Para ello, se planteó la pregunta: ¿cuáles serían los conceptos de educación de las Escuelas Cívico-Militares? Se concluyó que las Escuelas Cívico-Militares tienen como uno de sus objetivos formar el sujeto neoliberal conservador, el cual se vincula directamente con la cosmovisión burguesa. Sin embargo, es relevante señalar la necesidad de futuros estudios, con el objetivo de acompañar la dinámica del fenómeno de las Escuelas Cívico-Militares.

Palabras clave: Lineamientos para Escuelas Cívico-Militares, Escuelas Militarizadas, Educación Militar 

 

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Biografia do Autor

Marcelo Paula de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social pela UFRJ (2011), Mestre em Educação pela UFF (2004) e graduado em Educação Física pela UFRJ (2001). Professor da Escola de Educação Física e Desportos e no Programa De Pós-Graduação Em Educação na UFRJ. Líder do grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, Lazer e Educação Física (GEPOLES). marcelaomelo@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0146-4275

Guilherme de Souza Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Educação Física (2018), Especialista em Pedagogia Crítica da Educação Física (2018), Mestre em Educação (2021) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Prefeitura de Araruama e Substituto na Faculdade de Educação da UFRJ. Integra o Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, Lazer e Educação Física (GEPOLES) e Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX). Email: foliosjm@gmail.com.  https://orcid.org/0000-0002-5067-6346

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

MELO, M. P. de; MARQUES, G. de S. Análise das Diretrizes das Escolas Cívico-Militares de 2021 da Educação Básica do governo Bolsonaro (2019-2022): Análisis de los Lineamientos de las Escuelas Cívico-Militares de 2021 de Educación Básica del gobierno de Bolsonaro (2019-2022). Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6560. Acesso em: 23 jun. 2024.