A Inserção Profissional dos Egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas a partir de suas trajetórias (UFMA- Campus Bacabal)
The Professional Insertion of Graduates of the Degree in Human Sciences from their trajectories (UFMA- Campus Bacabal)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar à inserção profissional de egressos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na cidade de Bacabal-Ma de 2014 a 2021. A abordagem teórica fundamenta-se em autores que estudam a temática. Os procedimentos metodológicos: pesquisa documental, aplicação de questionário on-line e entrevista semiestruturada, contemplando os três perfis de egressos, a saber: 1) os que nunca ingressaram na docência; 2) os que abandonaram a carreira docente; 3) os que estão atuando como docentes. Os resultados revelam as dificuldades encontradas para inserção profissional desses egressos que são as condições de trabalho e falta de oportunidade vinculada a questões políticas.
Palavras-chave: Inserção Profissional; Trajetória; Licenciatura Interdisciplinar.
Abstract
This article aims to analyze the professional insertion of graduates of the Interdisciplinary Degree in Human Sciences at the Federal University of Maranhão (UFMA) in the city of Bacabal-Ma from 2014 to 2021. The theoretical approach is based on authors who address the themes. The methodological procedures: documentary research, application of an online questionnaire and semi-structured interview, contemplating the three profiles of graduates, namely: 1) those who never entered teaching; 2) those who abandoned the teaching career; 3) those who are acting as teachers. The results reveal the difficulties found for the professional insertion of these graduates, which are working conditions and lack of opportunities linked to political issues.
Keywords: Professional Insertion; Trajectory; Interdisciplinary Degree.
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