O ensino de matemática em tempos de pandemia pelo coronavírus

Teaching mathematics in times of a pandemic caused by the coronavirus

Autores

Resumo

O isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus impulsionou o desenvolvimento e a utilização de novas metodologias de aprendizagem. O uso de tecnologias digitais se tornou imprescindível e, ao mesmo tempo, se transformou em um grande desafio para toda a comunidade escolar. O presente trabalho procura identificar e avaliar os efeitos que essas mudanças trouxeram para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Foram feitas pesquisas bibliográficas sobre o uso de tecnologia no ensino remoto, bem como foram aplicados questionários direcionados a investigar que fatores influenciaram o desempenho dos alunos. Os resultados sugerem que os discentes enfrentaram diversas dificuldades no período da pandemia, como: transtornos psicológicos, dificuldades com a internet, dificuldades de se adaptar às novas tecnologias, e que tais dificuldades influenciaram no aprendizado em Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de Professores; Tecnologias Digitais.

 

Abstract

The social isolation caused by the Coronavirus pandemic has encouraged the development of new learning methodologies. Digital technology is becoming an essential tool, while posing a considerable challenge for the entire school community. This study seeks to determine and assess the effects of these innovations on the teaching and learning of Mathematics. Bibliographical research was carried out on the use of technology in remote teaching, together with a number of questionnaires that were conducted with the aim of investigating the kind of factors that affect student performance. The results suggest that students faced several difficulties during the pandemic (such as psychological disorders, problems with the Internet, and the need to adapt to new technologies) and that these had an effect on their learning in Mathematics.

Key-words: Mathematical Education; Teacher-training; Digital Technology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Fernando Correa Barbosa, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática Pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFPA).

E-mail: clebfcb@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2799-5071

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA, é professor da Faculdade de Matemática da UFPA e Professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFPA).

E-mail: pvilhena@ufpa.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3989-5927

Cristiane Ruiz Gomes, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Matemática (2004) e doutora em Engenharia Elétrica pela UFPA (2015). É professora da Faculdade de Matemática da UFPA desde 2007. É líder do grupo de pesquisa Ensino e Educação Matemática. Atualmente é professora no Instituto de Matemática da UFRJ.

E-mail: crisruiz@ufpa.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9368-6248

Downloads

Publicado

02/08/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 247
  • pdf downloads: 124

Como Citar

CORREA BARBOSA, C. F.; DA SILVA, P. V.; GOMES, C. R. O ensino de matemática em tempos de pandemia pelo coronavírus: Teaching mathematics in times of a pandemic caused by the coronavirus . Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6375. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos