Ensino de matemática e a cultura afro-brasileira, uma possibilidade com o uso de jogos africanos
Mathematics teaching and Afro-Brazilian culture, a possibility with the use of African games
Resumo
Sabe-se que as instituições escolares devem favorecer a discussão sobre a História e a cultura Afro-Brasileira, porém esse debate não precisa estar restrito às disciplinas escolares de História ou Artes, elas podem ser discutidas também, de modo transversal em disciplinas como a Matemática. Nesse sentido, o presente artigo busca analisar uma intervenção realizada por estudantes de estágio supervisionado da Licenciatura em Matemática em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Belém com os jogos africanos Mancala e Yoté. O artigo apresenta como referencial teórico a etnomatemática e o uso de jogos no ensino de matemática. As atividades realizadas com jogos africanos foram registradas por meio de fotos e os processos foram discutidos entre a professora da escola, os professores de estágio e os estagiários. A análise das atividades propostas mostra que seu potencial vai além do lúdico, pois aponta o engajamento dos participantes com uma postura ativa, bem como a possibilidade de aprender Matemática.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Matemática; Jogos Africanos; Etnomatemática.
Abstract
It is known that school institutions should favor the discussion on Afro-Brazilian history and culture, but this debate need not be restricted to school subjects of History or Arts, they can also be discussed transversally in subjects such as Mathematics. In this sense, the present article seeks to present an intervention carried out by supervised internship students of the Mathematics Degree in a 2nd year high school class in a public school in Belém with the African games Mancala and Yoté. The article presents ethnomathematics and the use of games in mathematics teaching as a theoretical framework. The activities carried out with African games were recorded through photos and the processes were discussed between the school teacher, the internship teachers and the interns. The analysis of the proposed activities shows that its potential goes beyond playfulness, as it points to the participants' engagement with an active posture, as well as the possibility of learning Mathematics.
Keywords: Teaching and Learning Mathematics; African Games; Ethnomathematics.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 459
- pdf downloads: 469