Contribuições do jogo protagonizado para desenvolver e complexificar as relações sociais

Contributions of the playing game to develop and complexify social relationships

Autores

Resumo

O objetivo deste texto, resultado de dissertação de mestrado concluída, é refletir sobre a necessária apropriação teórica docente mediante a compreensão e conceituação do jogo protagonizado como possibilidade de a criança estabelecer relações sociais autênticas com sentido e significado, contribuindo para o processo de humanização na infância. A Teoria Histórico-Cultural defende o desenvolvimento do homem como processo histórico e social. Desde o nascimento, mediante as relações sociais, a criança torna-se candidata ao desenvolvimento cultural e em cada período de vida esse altera-se, elevando-se em níveis mais sofisticados. Na idade pré-escolar, o jogo protagonizado fomenta trocas verbais e sociais com os outros e, com a possibilidade de ações educativas efetivas, essas “trocas” impulsionam o desenvolvimento psíquico – do não conscientizado ao conscientizado.

Palavras-chave: Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural; Jogo protagonizado.

 

Abstract

The objective of this text, the result of a completed master's thesis, is to reflect on the necessary theoretical appropriation by teachers through the understanding and conceptualization of the game played as a possibility for the child to establish authentic social relationships with meaning and meaning, contributing to the process of humanization in childhood. The Historical-Cultural Theory defends the development of man as a historical and social process. From birth to social relations, the child becomes a candidate for cultural development and, in each period of life, this changes, rising to more sophisticated levels. At pre-school age, the role played encourages verbal and social exchanges with others and, with the possibility of effective educational actions, these “exchanges” drive psychic development – from non-awareness to awareness.

Keywords: Child education; Historical-Cultural Theory; Featured game.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Zambom Favinha, UNESP

Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade de Marília. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora-coordenadora de Escola de Educação Infantil do Sistema Municipal de Marília, São Paulo, Brasil. Membro dos grupos GEPEDEI (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil) e “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”.

E-mail maria.favinha@unesp.br; ORCID https://orcid.org/0000-0003-4830-5404

Elieuza Aparecida de Lima, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Unesp

Professora Livre-docente vinculada ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP. Líder do GEPEDEI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil).

E-mail elieuza.lima@unesp.br; ORCID https://orcid.org/0000-0002-4957-6356

Amanda Valiengo, Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ

Professora pós-doutora vinculada ao Departamento de Ciências da Educação, DECED, e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, PPEDU, da Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ, MG. Líder do grupo de Pesquisa CRIA – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens. Membro do grupo GEPEDEI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil).

E-mail amanda.valiengo@ufsj.edu.br; ORCID https://orcid.org/0000-0003-2252-4588

 

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

ZAMBOM FAVINHA, M. A.; LIMA, E. A. de; VALIENGO, A. Contribuições do jogo protagonizado para desenvolver e complexificar as relações sociais: Contributions of the playing game to develop and complexify social relationships . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6339. Acesso em: 4 maio. 2024.