Configurações curriculares e indícios de estratégias de aprendizagens autorreguladas: uma análise de um Curso de Licenciatura em Química

Curricular configurations and signs of self-regulated learning strategies: analysis of a Teaching Degree Course in Chemistry

Autores

Resumo

Este trabalho objetivou refletir sobre a presença do conceito aprendizagem autorregulada na formação do professor de Química, tendo em vista a contribuição na construção autônoma e ativa de saberes docentes.  Assim, focaliza-se a análise do currículo prescrito do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas, a partir da análise documental e, utilizando a Análise Textual Discursiva como método de análise dos dados. Os resultados mostraram indícios de elementos da autorregulação da aprendizagem, presentes nas duas versões (2005 e 2016) curriculares do curso de Licenciatura em Química de maneira implícita, sendo que a versão de 2016 apresentou uma quantidade maior de incidências. É importante fomentar explicitamente o ensino de estratégias de aprendizagem com a criação de disciplinas específicas para essa finalidade, pois é estratégico que nos cursos de formação inicial de professores o desenvolvimento de um processo autorregulatório contribuindo para bases da prática pedagógica do futuro professor de Química.

Palavras-chave: Autorregulação da aprendizagem; Formação de professores; Currículo.

 

Abstract:

This study reflected about the concept of self-regulated learning in Chemistry teacher education considering its contribution for the autonomous and active construction of teacher knowledge. To this end, the analysis focused on the prescribed curriculum of a Teaching Degree Course in Chemistry at the Federal University of Amazonas using document and Discursive Textual Analysis. The results demonstrate signs of self-regulation learning in both curricular versions (2005 and 2016) of the Teaching Degree Course in Chemistry, although the 2016 version presented more incidences. It is paramount to explicitly stimulate the teaching of learning strategies in initial teacher education through the implementation of specific disciplines considering the importance of developing  self-regulated processes in initial teacher education that contribute to the pedagogical practices of future Chemistry teachers.

Keyword: Self-regulation of learning; Teacher education; Curriculum.

 

 

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Biografia do Autor

Priscila Duarte de Lira, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Química, mestra e doutoranda em Química no Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal do Amazonas. Principais temáticas: formação de professores de ciências, autorregulação da aprendizagem, relações étnico-raciais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9081-853X. E-mail: prisciladuarte@ufam.edu.br

 

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada II junto ao Departamento de Química e Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Ciências, área de concentração Química, pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. Líder do grupo de pesquisa Núcleo Amazonense de Educação Química. Principais temáticas: formação de professores de ciências, análise de livro didático, ensino e aprendizagem de conceitos científicos. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3866-207X. E-mail: sfarias@ufam.edu.br

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

LIRA, P. D. de; FARIAS, S. A. de. Configurações curriculares e indícios de estratégias de aprendizagens autorreguladas: uma análise de um Curso de Licenciatura em Química: Curricular configurations and signs of self-regulated learning strategies: analysis of a Teaching Degree Course in Chemistry. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6322. Acesso em: 27 jul. 2024.