Educação e inclusão: o estudante com Síndrome de Irlen

Education and inclusion: the student with Irlen Syndrome

Autores

Resumo

Com objetivo de levantar discussões acerca das dificuldades enfrentadas pelo estudante com Síndrome de Irlen (SI) na escola, optou-se pela revisão sistemática de trabalhos científicos, por meio do levantamento de publicações relacionadas à temática, em língua portuguesa, entre os anos de 2015 e 2021, nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa revelou que a SI pode ser caracterizada como um transtorno que impõe prejuízos à leitura. Destaca-se a necessidade da implantação de medidas a fim de melhorar a aprendizagem do estudante com Irlen, entre elas: o reconhecimento médico da SI como uma deficiência, uma vez que a falta do diagnóstico tende a dificultar a intervenção educacional; e a reflexão docente acerca da prática em sala de aula, com vistas a adaptação de conteúdo para favorecer o seu aprendizado e desenvolvimento.

Palavras-chave: Síndrome de irlen; Educação Especial; Inclusão.

 

Abstract

With the aim of raising discussions about the difficulties faced by students with Irlen Syndrome (IS) at school, we opted for a systematic review of scientific works, through a survey of publications related to the topic, in Portuguese, between the years of 2015 and 2021, in the Google Scholar, Scielo and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations databases. The research revealed that SI can be characterized as a disorder that impairs reading. The need to implement measures to improve student learning with Irlen stands out, including medical recognition of SI as a disability, since the lack of diagnosis tends to hinder educational intervention; and teacher reflection on classroom practice, with a view to adapting content to promote learning and development.

Keywords: Irlen Syndrome; Special Education; Inclusion.

 

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Biografia do Autor

Maria da Glória Almeida Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondonópolis. E-mail: gloriaml2106@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8525-5026

Raphael Christhian Brandão de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: cbs.raphael@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4434-6495

Ezer Wellington Gomes Lima, Universidade Federal de Rondonópolis

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/CUR). Professor adjunto na Universidade Federal de Rondonópolis, (UFR/ICHS). E-mail: ezer.lima@ufr.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9345-3081

 

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

ALMEIDA NOGUEIRA, M. da G.; BRANDÃO DE SOUZA, R. C.; GOMES LIMA, E. W. Educação e inclusão: o estudante com Síndrome de Irlen: Education and inclusion: the student with Irlen Syndrome. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6218. Acesso em: 21 dez. 2024.