Educação e inclusão: o estudante com Síndrome de Irlen
Education and inclusion: the student with Irlen Syndrome
Resumo
Com objetivo de levantar discussões acerca das dificuldades enfrentadas pelo estudante com Síndrome de Irlen (SI) na escola, optou-se pela revisão sistemática de trabalhos científicos, por meio do levantamento de publicações relacionadas à temática, em língua portuguesa, entre os anos de 2015 e 2021, nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa revelou que a SI pode ser caracterizada como um transtorno que impõe prejuízos à leitura. Destaca-se a necessidade da implantação de medidas a fim de melhorar a aprendizagem do estudante com Irlen, entre elas: o reconhecimento médico da SI como uma deficiência, uma vez que a falta do diagnóstico tende a dificultar a intervenção educacional; e a reflexão docente acerca da prática em sala de aula, com vistas a adaptação de conteúdo para favorecer o seu aprendizado e desenvolvimento.
Palavras-chave: Síndrome de irlen; Educação Especial; Inclusão.
Abstract
With the aim of raising discussions about the difficulties faced by students with Irlen Syndrome (IS) at school, we opted for a systematic review of scientific works, through a survey of publications related to the topic, in Portuguese, between the years of 2015 and 2021, in the Google Scholar, Scielo and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations databases. The research revealed that SI can be characterized as a disorder that impairs reading. The need to implement measures to improve student learning with Irlen stands out, including medical recognition of SI as a disability, since the lack of diagnosis tends to hinder educational intervention; and teacher reflection on classroom practice, with a view to adapting content to promote learning and development.
Keywords: Irlen Syndrome; Special Education; Inclusion.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 224
- pdf downloads: 116