O ponto de vista do bullying do ponto de vista do professor
La visión acerca del bullying desde la mirada del docente
Resumo
Este estudo, enquadrado em uma pesquisa de tipo internacional, tem como objetivo analisar a visão que tinham sobre o bullying em um grupo de professores em uma escola secundária pública de uma escola inclusiva em Barcelona, Espanha. Foi utilizada uma metodologia qualitativa; onde o desenho descritivo-explicativo permitiu visualizar e analisar os significados subjetivos sobre o problema dos 7 professores e de um professor participante. Os resultados mostraram a aparente dificuldade dos professores em detectar o problema e a falta de habilidades para lidar com ele. Sugere-se criar políticas de ação que permitam uma estrutura de prevenção que facilite o treinamento e a gestão do problema no contexto escolar e, portanto, além dele.Palavras-chave: Bullying; Professor; Níveis de ação.
Resumen
Este estudio, enmarcado en una investigación de tipo internacional, tiene como objetivo analizar la visión acerca del bullying que poseía un grupo de docentes de enseñanza pública secundaria, en una escuela inclusiva en Barcelona, España. Se utilizó una metodología de corte cualitativo, donde el diseño descriptivo y exploratorio permitió percibir y analizar los significados subjetivos acerca de la problemática presentada por 7 profesoras y un profesor participante. Los resultados arrojaron la aparente dificultad de los y las docentes para poder detectar la problemática y la carencia de habilidades para lidiar con ella. Se sugiere crear políticas de acción que permitan contar con referencias de prevención que faciliten la formación y manejo de la problemática, en el contexto escolar y en otros ámbitos.
Palabras Claves: Bullying; Docente; Niveles de Actuación.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 149
- pdf downloads: 61