Concepções de corpo e corporeidade de professores de educação física da região do planalto em Santarém-PA

Conceptions of body and corporeality of physical education teachers from the plateau region in Santarém-PA

Autores

Resumo

Este artigo retrata resultados e discussões provenientes de recortes de uma pesquisa de mestrado. O estudo teve como objetivo compreender as concepções de corpo e corporeidade de professores de Educação Física de escolas-polo da região de planalto no município de Santarém, no oeste do Estado do Pará.  Esta pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, de caráter descritivo do tipo pesquisa de campo e foi realizada com 11 professores graduados em EF. Utilizou-se como instrumento metodológico 02 (duas) questões geradoras: i) O que é corpo para você? ii) O que é corporeidade para você? e para a análise dos dados utilizou-se a Técnica de Elaboração e Análise de Unidade de Significado (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005). Os resultados evidenciam que as concepções de corpo e corporeidade de professores de EF são de caráter divergentes e convergentes quanto a perspectiva da Corporeidade.

Palavras-chave: Corpo; Corporeidade; Concepções.

 

Abstract

This article portrays results and discussions from clippings of a master's research. The study aimed to understand the conceptions of body and corporeality of Physical Education teachers from pole schools in the plateau region in the municipality of Santarém, in the west of the State of Pará. This research was based on a qualitative approach, of a descriptive character of the field research type and was carried out with 11 teachers graduated in PE. 02 (two) generating questions were used as a methodological instrument: i) What is body for you? ii) What is corporeity for you? and for the analysis of the data, the Technique of Elaboration and Analysis of Unit of Meaning was used (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005). The results show that PE teachers' conceptions of body and corporeity are divergent and convergent in terms of the Corporeality perspective. Keywords: Body; Corporeality; Conceptions.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarleane Galvão Amaral, UFOPA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2022). Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). Possui Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física pelo grupo UNINTER (2013). Graduada em Pedagogia pela UFOPA (2022). Atualmente é servidora da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

ORCID: 0000-0002-2256-7185.                             e-mail: jarleane.amaral@escola.seduc.pa.gov.br

Hergos Ritor Froes de Couto, UFOPA

Pós-doutor em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto/Portugal (2016). Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012). Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2004). Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

ORCID: 0000-0002-0101-4012                                                                              e-mail: hergos@hotmail.com

Downloads

Publicado

29/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 132
  • pdf downloads: 45

Como Citar

GALVÃO AMARAL, J.; RITOR FROES DE COUTO, H. Concepções de corpo e corporeidade de professores de educação física da região do planalto em Santarém-PA: Conceptions of body and corporeality of physical education teachers from the plateau region in Santarém-PA. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6172. Acesso em: 21 dez. 2024.