Necessidades formativas reveladas por professores que ensinam matemática

Training needs revealed by mathematics teachers

Autores

  • Mikaelle Barboza Cardoso mikaelle.cardoso@ifce.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Rayanne Linhares Albuquerque rayane.linhares@aluno.uece.br
  • Marcilia Chagas Barreto marcilia.barreto@uece.br

Resumo

Este estudo objetivou analisar e descrever as dificuldades de ensino e as correspondentes necessidades formativas, manifestadas por um grupo de professores que ensinam matemática, em atuação na Educação Básica do Estado do Ceará. Foram analisadas as respostas concedidas por 19 professores a um questionário proposto. Os dados revelam que há distinção entre as dificuldades de ensino e as necessidades formativas apresentadas pelos professores. Esses dados apontam, ainda, para a carência de que as políticas de formação de professores avancem rumo a contemplar efetivamente a lacuna do professor e suas dificuldades na sala de aula, superando o modelo de formação baseado em padrão pré-estabelecido, que ignore a realidade de cada comunidade escolar. 

Palavras-chave: Necessidades formativas; BNCC; Professores que ensinam matemática.

Abstract
This study intends to analyze and demonstrate the teaching difficulties and the corresponding training needs manifested by a group of teachers who teach Mathematics working in Basic Education in the State of Ceará. Answers given by 19 teachers to a pattern were answered. Data revealed that there is a distinction between teaching difficulties and training needs developed by teachers. The data point to the need for teacher training policies to move towards effectively addressing the needs of teachers and their difficulties in the classroom, overcoming the training model based on a pre-established pattern, which ignores the reality of each community school.

Keywords: Training needs; BNCC; Teachers who teach mathematics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé. E-mail: mikaelle.cardoso@ifce.edu.br. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-9465-917X.

Rayanne Linhares Albuquerque

Graduanda do Curso de Pedagogia, pela UECE, no campus de Itapipoca, (FACEDI). Foi bolsista de Iniciação Científica sob orientação do Prof. PhD. Frederico Jorge Ferreira Costa. E-mail: rayane.linhares@aluno.uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7212-9995

Marcilia Chagas Barreto

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail:  marcilia.barreto@uece.br. Orcid: 0000-0003-3378-772X.       

Downloads

Publicado

29/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • pdf downloads: 119

Como Citar

CARDOSO, M. B.; LINHARES ALBUQUERQUE, R.; CHAGAS BARRETO, M. . Necessidades formativas reveladas por professores que ensinam matemática: Training needs revealed by mathematics teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6149. Acesso em: 28 mar. 2024.