Empreendedorismo cultural sustentável de mulheres indígenas do povo Kanindé de Aratuba, Ceará
Sustainable cultural entrepreneurship of indigenous women of the Kanindé people of Aratuba, Ceará
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar e demonstrar o desenvolvimento do empreendedorismo cultural de mulheres indígenas na etnia Kanindé, em Aratuba, Ceará, e seus desafios, buscando, de modo específico, identificar os planejamentos, as políticas empreendedoras da comunidade e sua importância para o desenvolvimento sustentável no contexto local. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza básica, com abordagem qualitativa, e emprega como procedimento técnico o estudo de caso etnográfico, pois os métodos procedimentais procuram compreender e retratar a particularidade e a complexidade de um grupo social de pessoas. Como técnicas de coleta/geração de informações, empregaram-se a revisão de literatura para a parte teórica e a observação direta e as entrevistas não diretivas para a pesquisa de campo. Como técnica de análise, aplicou-se a análise de conteúdo e do discurso sócio-histórico contextual. Os resultados conclusivos revelam que, apesar dos inúmeros desafios, algumas mulheres indígenas do povo Kanindé, por meio do empreendedorismo cultural, divulgam e perpetuam a cultura do povo indígena da etnia Kanindé ao comercializar os produtos artístico-culturais locais.
Palavras-chave: empreendedorismo cultural; mulheres indígenas; povo Kanindé.
Abstract
This article aims to identify and demonstrate the development of cultural entrepreneurship of indigenous women in the Kanindé ethnic group, in Aratuba, Ceará, and its challenges, specifically seeking to identify the planning, entrepreneurial policies of the community and their importance for sustainable development. in the local context. Methodologically, this research is of a basic nature with a qualitative approach and employs the ethnographic case study as a technical procedure, as the procedural methods seek to understand and portray the particularity and complexity of a social group of people. As information collection/generation techniques, literature review was used for the theoretical part and direct observation and non-directive interviews for field research. As an analysis technique, content analysis and contextual socio-historical discourse were applied. The conclusive results reveal that despite the numerous challenges, some indigenous women of the Kanindé people, through cultural entrepreneurship, disseminate and perpetuate the culture of the indigenous people of the Kanindé ethnicity by marketing local artistic and cultural products.
Keywords: cultural entrepreneurship; indigenous women; Kanindé people.
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