Relações de ensino no processo de escolarização de alunos autistas
Teaching relationships in the schooling process of autistic students
Resumo
Este artigo problematiza o atendimento a dois alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), numa escola pública do município de Várzea Grande–MT. A pesquisa relaciona o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos e modos de ensinar. O objetivo é expor e compartilhar ações exitosas de experiência na escolarização de autistas, com vistas a contribuir com estudos na perspectiva inclusiva. O desenvolvimento da pesquisa ocorre sob abordagem metodológica qualitativa. A conclusão é de que os profissionais envolvidos no ensino destes alunos precisam estar em constante interlocução por subsídios teóricos metodológicos e por definição de procedimentos didáticos, levando em consideração a compreensão do ensino como processo de significação e as necessidades educacionais e peculiaridades de autistas.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Ensino; Educação inclusiva.
Abstract
This article discusses the care of two students with Autism Spectrum Disorder (ASD), in a public school in the city of Várzea Grande–MT. The research relates the socio-cognitive development of students and ways of teaching. The objective is to expose and share successful actions of experience in the schooling of autistic people, with a view to contributing to studies from an inclusive perspective. The development of the research takes place under a qualitative methodological approach. The conclusion is that the professionals involved in the teaching of these students need to be in constant dialogue for methodological theoretical subsidies and for the definition of didactic procedures, taking into account the understanding of teaching as a process of meaning and the educational needs and peculiarities of autistic people.
Keywords: Autism Spectrum Disorder; Teaching; Inclusive education.
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