Terminalidade específica na Educação Profissional e Tecnológica: a perspectiva dos profissionais que gerenciam as políticas de inclusão dos Institutos Federais

Specific Terminality in Vocational and Technological Education: the perspective of professionals in the management of inclusive policies for Federal Institutes

Autores

Resumo

A Terminalidade Específica, enquanto estratégia de certificação prevista para o atendimento a uma parcela dos estudantes público da Educação Especial que, em contexto de ensino regular, não consigam atingir o nível exigido para conclusão de etapa escolar, tem gerado dubiedade desde sua instituição e representado motivo de discussões ao ser considerada na Educação Profissional e Tecnológica. Assim, propõe-se identificar as compreensões dos profissionais que atuam na gestão das políticas de inclusão dos Institutos Federais sobre a Terminalidade Específica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário on-line e análise de conteúdo. Como resultados, identificou-se que os participantes, apesar de observarem as falhas presentes nas normativas, demonstram que a Terminalidade Específica tem representado uma estratégia necessária no contexto de inclusão dos Institutos Federais.

Palavras-chave: Ensino técnico profissional; Educação Inclusiva; Estudantes público da Educação Especial.

                                  

Abstract

Considered a strategy for school certificate, Specific Terminality which is directed to students as target group of Special Education with difficulties to progress to the level required to complete the educational stage within the context of regular education has caused dubiety and raised heightened debate since its inception. Discussions have emerged as this strategy is considered in Vocational and Technological Education. Therefore, the aim is to determine the comprehension of professionals working in the management of inclusion policies for Federal Institutes approaching Specific Terminality. This is a qualitative research using online questionnaire and content analysis. The results pointed out that the participants, despite observing some flaws in guidelines, demonstrated that Specific Terminality represents an essential strategy in the context of inclusion at Federal Institutes.

Keywords: Technological and Vocational Education; Inclusive Education; Students as target group of Special Education.

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Biografia do Autor

Wanessa Moreira de Oliveira, Fiocruz e IF Sudeste MG

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC/ Fiocruz-RJ, Mestra em Diversidade e Inclusão (UFF) e Assistente Social no IF Sudeste MG.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-8679-3296 E-mail: oliverwanessa85@gmail.com

Cristina Maria Carvalho Delou, FIOCRUZ e UFF

Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC/Fiocruz-RJ e aposentada da UFF, Psicóloga, Mestra e doutora em Educação.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9206-6004 E-mail: cristinadelou@gmail.com

 

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Publicado

26/11/2022
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Como Citar

MOREIRA DE OLIVEIRA, W.; CARVALHO DELOU, C. M. Terminalidade específica na Educação Profissional e Tecnológica: a perspectiva dos profissionais que gerenciam as políticas de inclusão dos Institutos Federais : Specific Terminality in Vocational and Technological Education: the perspective of professionals in the management of inclusive policies for Federal Institutes. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5674. Acesso em: 26 abr. 2024.