O voluntariado universitário como construção identitária no campo da Educação Social desde a atuação em comunidades empobrecidas do Leste Fluminense

University volunteering as an identity construction of Social Education since the working in poor’s communities at the East Fluminense

Autores

  • Arthur Vianna Ferreira arthuruerjffp@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thiago Simão Dias thiago.dias.educ@gmail.com
    Faculdade Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) https://orcid.org/0000-0001-5875-5543
  • Antônio José de Lucena Romão Júnior antoniolucena1807@gmail.com
    Faculdade Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) https://orcid.org/0000-0002-0995-6602

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição da identidade social de um grupo de voluntários, vinculados a uma Instituição de Ensino Superior Confessional Lassalista, atuantes em uma comunidade empobrecida no município do Leste Fluminense. Como referencial teórico utiliza-se Caliman (2010) e Souza Neto (2010), para abordar a Pedagogia Social; Jares (2002; 2007; 2008), sobre a Pedagogia da Convivência; e Dubar (2005; 2009), para compreender a identidade social dos voluntariados. Concluiu-se que o voluntariado se configura como uma atividade extensionista importante para emancipação dos indivíduos empobrecidos; que a Pedagogia da Convivência se mostrou relevante na organização das práticas socioeducativas dos voluntários; e que a ação extensionista se constitui em um processo de construção identitária para os voluntariados desse programa universitário.

Palavras-chave: Voluntariado; Pedagogia da Convivência; Construção Identitária.

 

Abstract

This article discusses the process of constituting the social identity of a group of volunteers from a Lasallian Confessional Higher Education Institution, active at a poor community at the East of Rio de Janeiro. As a theoretical reference, Caliman (2010) and Souza Neto (2010) are used to approach Social Pedagogy; Jares (2002; 2007; 2008), about the Pedagogy of Coexistence; and, Dubar (2005; 2009), to understand the social identity of volunteers. As conclusion, that volunteering is configured as an important extension activity for the emancipation of poor’s group; that the Pedagogy of Coexistence can be relevant at the organization of the volunteer’s socio-educational practices; and that the extension action constitutes a process of identity construction for the volunteers of this university program.

Keywords:  Volunteering; Pedagogy of Coexistence; Identity Construction.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Filosofia e Pedagogia. Mestre (UNESA) e Doutor (PUC-SP) em Psicologia da Educação. Professor efetivo no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) Processos Formativos e Desigualdades Sociais na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: arthuruerjffp@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5297-1883.

Thiago Simão Dias, Faculdade Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Graduado em Pedagogia (FFP/UERJ). Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação (PPGedu) Processos Formativos e Desigualdades Sociais na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES. E-mail: thiago.dias.educ@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5875-5543.

Antônio José de Lucena Romão Júnior, Faculdade Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Graduado em Segurança Pública e Social (UFF) e História (ETEP). Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação (PPGedu) Processos Formativos e Desigualdades Sociais na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: antoniolucena1807@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0995-6602.

Downloads

Publicado

03/12/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 81
  • pdf downloads: 62

Como Citar

VIANNA FERREIRA, A.; SIMÃO DIAS, T.; DE LUCENA ROMÃO JÚNIOR, A. J. O voluntariado universitário como construção identitária no campo da Educação Social desde a atuação em comunidades empobrecidas do Leste Fluminense: University volunteering as an identity construction of Social Education since the working in poor’s communities at the East Fluminense. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5651. Acesso em: 28 mar. 2024.