O voluntariado universitário como construção identitária no campo da Educação Social desde a atuação em comunidades empobrecidas do Leste Fluminense
University volunteering as an identity construction of Social Education since the working in poor’s communities at the East Fluminense
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o processo de constituição da identidade social de um grupo de voluntários, vinculados a uma Instituição de Ensino Superior Confessional Lassalista, atuantes em uma comunidade empobrecida no município do Leste Fluminense. Como referencial teórico utiliza-se Caliman (2010) e Souza Neto (2010), para abordar a Pedagogia Social; Jares (2002; 2007; 2008), sobre a Pedagogia da Convivência; e Dubar (2005; 2009), para compreender a identidade social dos voluntariados. Concluiu-se que o voluntariado se configura como uma atividade extensionista importante para emancipação dos indivíduos empobrecidos; que a Pedagogia da Convivência se mostrou relevante na organização das práticas socioeducativas dos voluntários; e que a ação extensionista se constitui em um processo de construção identitária para os voluntariados desse programa universitário.
Palavras-chave: Voluntariado; Pedagogia da Convivência; Construção Identitária.
Abstract
This article discusses the process of constituting the social identity of a group of volunteers from a Lasallian Confessional Higher Education Institution, active at a poor community at the East of Rio de Janeiro. As a theoretical reference, Caliman (2010) and Souza Neto (2010) are used to approach Social Pedagogy; Jares (2002; 2007; 2008), about the Pedagogy of Coexistence; and, Dubar (2005; 2009), to understand the social identity of volunteers. As conclusion, that volunteering is configured as an important extension activity for the emancipation of poor’s group; that the Pedagogy of Coexistence can be relevant at the organization of the volunteer’s socio-educational practices; and that the extension action constitutes a process of identity construction for the volunteers of this university program.
Keywords: Volunteering; Pedagogy of Coexistence; Identity Construction.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 113
- pdf downloads: 85