A educação como esclarecimento: potencial crítico-emancipatório
Education as enlightenment: critical emancipatory potential
Resumo
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Considerado um dos mais importantes teóricos da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno não somente disserta sobre as contradições da sociedade hodierna, como também aponta a necessidade de se revelar tais bloqueios tomando a educação como uma mediação essencial para esse fim justamente quando ela contribui para o esclarecimento. Para Adorno, portanto, a questão da emancipação humana só pode aflorar mediante o pensamento crítico, reflexivo, esclarecido e autônomo, pois, apesar de toda a resistência e da desilusão do iluminismo ainda é possível buscar as potencialidades e a autonomia do indivíduo. Essa educação para a emancipação já começa na primeira infância. Tomando essas considerações este artigo tem o objetivo de evidenciar o pensamento de Adorno, a partir da sua obra Educação e Emancipação, composta de ensaios e entrevistas, no que se refere a importância que ele atribui à educação como potencial crítico emancipatório, destacando a sua incidência na primeira infância e apontando elementos para uma prática pedagógica emancipatória.
Palavras-chave: Educação; Esclarecimento; Emancipação.
Abstract
Considered one of the most important theorists the Frankfurt School, Theodor Adorno not only talks about the contradictions of today's society, but also points out the need to reveal such blocks, taking education as an essential mediation for this purpose, precisely when it contributes to enlightenment. For Adorno, therefore, the issue of human emancipation can only surface through critical, reflective, enlightened and autonomous thinking, for despite all the resistance and disillusionment of the Enlightenment, it is still possible to seek the potential and autonomy of the individual. This education for emancipation begins in early childhood. Taking these considerations into account, this article aims to highlight Adorno's thought, based on his work Education and Emancipation composed of essays and interviews, regarding the importance he attributes to education as a critical emancipatory potential, highlighting its incidence in early childhood and pointing out elements for an emancipatory pedagogical practice.
Keywords: Education; Enlightenment; Emancipation.
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