O protagonismo docente em processos de formação continuada diante de novos desafios educacionaiss

Teacher protagonism in continuing education processes in the face of new educational challenges

Autores

Resumo

A qualificação dos processos de formação continuada de professores demanda estudos e aprofundamentos que orientem alterações no campo político e epistemológico para a produção de conhecimentos sobre a docência. Neste ensaio teórico são abordados aspectos teóricos e metodológicos alinhados a proposição de processos formativos, constituídos como espaços coletivos colaborativos e contextualizados em que o protagonismo docente e as participações reflexivas, críticas e dialéticas são tomadas como basilares para a formação continuada de professores. Como resultado deste recorte de tese doutoral, apresenta-se a defesa de que a participação ativa e protagonista do professor em um processo de formação continuada constitui-se em um fator imprescindível para a construção de sua identidade docente, bem como para o seu desenvolvimento como profissional da educação em constante transformação sociocultural.

Palavras-chave: Educação Básica; Professores; Identidade Docente.

 

Abstract

The qualification of continuing education processes of teachers demands studies and deepening that guide changes in the political and epistemological field, in order to produce knowledge about teaching. In this theoretical essay, theoretical and methodological aspects are addressed, in accordance with the proposition of training processes, constituted as both collaborative and contextualized collective spaces, in which teaching protagonism, reflective, critical, and dialectical participation are taken as fundamental for the continuing education of teachers. As a result of this doctoral thesis, we present the defense that the active and protagonist participation of the teacher in a continuing education process is an indispensable factor for the construction of his/her teaching identity, as well as for his/her development as an educational professional in a constant sociocultural transformation.

Keywords: Basic Education; Teachers; Teacher Identity.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Gastaldo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3048-271X. E-mail: lfgastaldo@gmail.com.

 

Lenir Basso Zanon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutora em Educação. Docente do PPGEC da UNIJUÍ.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3808-4209. E-mail: bzanon@unijui.edu.br

Downloads

Publicado

21/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 369
  • pdf downloads: 214

Como Citar

GASTALDO, L. F.; ZANON, L. B. O protagonismo docente em processos de formação continuada diante de novos desafios educacionaiss: Teacher protagonism in continuing education processes in the face of new educational challenges . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5631. Acesso em: 20 abr. 2024.