O protagonismo docente em processos de formação continuada diante de novos desafios educacionaiss
Teacher protagonism in continuing education processes in the face of new educational challenges
Resumo
A qualificação dos processos de formação continuada de professores demanda estudos e aprofundamentos que orientem alterações no campo político e epistemológico para a produção de conhecimentos sobre a docência. Neste ensaio teórico são abordados aspectos teóricos e metodológicos alinhados a proposição de processos formativos, constituídos como espaços coletivos colaborativos e contextualizados em que o protagonismo docente e as participações reflexivas, críticas e dialéticas são tomadas como basilares para a formação continuada de professores. Como resultado deste recorte de tese doutoral, apresenta-se a defesa de que a participação ativa e protagonista do professor em um processo de formação continuada constitui-se em um fator imprescindível para a construção de sua identidade docente, bem como para o seu desenvolvimento como profissional da educação em constante transformação sociocultural.
Palavras-chave: Educação Básica; Professores; Identidade Docente.
Abstract
The qualification of continuing education processes of teachers demands studies and deepening that guide changes in the political and epistemological field, in order to produce knowledge about teaching. In this theoretical essay, theoretical and methodological aspects are addressed, in accordance with the proposition of training processes, constituted as both collaborative and contextualized collective spaces, in which teaching protagonism, reflective, critical, and dialectical participation are taken as fundamental for the continuing education of teachers. As a result of this doctoral thesis, we present the defense that the active and protagonist participation of the teacher in a continuing education process is an indispensable factor for the construction of his/her teaching identity, as well as for his/her development as an educational professional in a constant sociocultural transformation.
Keywords: Basic Education; Teachers; Teacher Identity.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 566
- pdf downloads: 278