Educação do campo e Base Nacional Comum Curricular: concepções, princípios e objetivos divergentes
Field Education and the Common National Curricular Base: divergent conceptions, principles and goals
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular se contrapõe aos princípios e concepções da Educação do Campo e como as escolas do campo devem resistir a essas ofensivas de políticas tecnicistas e com viés mercadológico. Desse modo, para realização desse estudo, partiremos da perspectiva epistemológica dos estudos críticos, ancorado na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Realizamos análise de documentos, tais como: a BNCC (2018) e Diretrizes, Resoluções e Decretos da Educação do Campo, bem como uma pesquisa bibliográfica sobre a BNCC e sobre o Movimento de Educação do Campo. Dentre as conclusões, evidenciamos que os estudos sobre a BNCC e o campo de estudo da Educação do Campo demonstraram que as concepções e princípios são radicalmente diferentes. O Movimento de Educação do campo se contrapõe a um projeto de educação reducionista, técnico e vinculado ao mercado de trabalho, como está estabelecida na BNCC.
Palavras-chave: Educação do Campo; Base Nacional Comum Curricular; Concepções de formação.
Abstract
The present work aims to analyze how the Common National Base Curriculum is opposed to the principles and conceptions of Field Education and how field schools should resist these offensives of technicist and market-oriented policies. Therefore, to carry out this study, we will start from the epistemological perspective of critical studies, anchored in the theoretical-methodological perspective of historical-dialectical materialism. We analyzed documents, such as the BNCC (2018) and the Guidelines, Resolutions and Decrees for Field Education, as well as a bibliographic research on the BNCC and on the Field Education Movement. Among the conclusions, we highlight that the studies on the BNCC and the field of study of Field Education showed that the conceptions and principles are radically different. The Field Education Movement is opposed to a project of reductionist education, technical and linked to the labor market, as established in the BNCC.
Keywords: Field Education; National Common Curricular Base; Conceptions of education.
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