Undime e a formação dos Dirigentes Municipais de Educação (DMEs): interlocuções com a produção científica

Undime and the training of Municipal Educational Directors (DMEs): interlocutions with scientific production

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um panorama das pesquisas sobre a atuação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na formação dos Dirigentes Municipais de Educação (DMEs). De abordagem qualitativa, o estudo caracterizou-se como estado da arte, envolvendo fontes disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, GT – 05 da Anped, Scielo e RBPAE. Os resultados apontaram: a) predomínio de estudos qualitativos, do tipo bibliográfico e documental, com nível de abrangência macro; b) influência do ideário da New Public Management na atuação da Undime; c) eventos formativos da Undime são um lócus privilegiado para a interpretação e tradução de políticas educacionais; e d) o desafio para os pesquisadores investigarem a atuação da Undime em diferentes contextos.

Palavras-chave: Undime; Dirigentes Municipais de Educação; Formação.

 

Abstract

This article presents an overview of research on the role of the National Union of Municipal Education Officers (Undime) in the training of Municipal Education Officers (DMEs). With a qualitative approach, the study was characterized as state of the art, involving sources available in the Catalog of Theses and Dissertations from CAPES, GT - 05 from Anped, Scielo and RBPAE. The results showed: a) predominance of qualitative studies, of the bibliographic and documentary type, with a macro level of coverage; b) influence of New Public Management's ideas on Undime’s acting; c) Undime's training events are a privileged locus for the interpretation and translation of educational policies; and d) the challenge for researchers to investigate Undime's role in different contexts.

Keywords: Undime; Municipal Education Directors; Training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora e Mestre em Educação. É professora e coordenadora do Observatório de Práticas Escolares (OPE) na UDESC, presidente da Anped e bolsista produtividade em pesquisa no CNPq. E-mail: geovana.mendes@udesc.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8848-7436.

 

Vânio Cesar Seemann, UDESC/FAED

Doutorando em Educação e Mestre em Educação. É Orientador Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e pesquisador no Observatório de Práticas Escolares (OPE) na Udesc. E-mail: vanio1971@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4905-833X.

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 209
  • pdf downloads: 155

Como Citar

LUNARDI MENDES, G. M.; SEEMANN, V. C. Undime e a formação dos Dirigentes Municipais de Educação (DMEs): interlocuções com a produção científica : Undime and the training of Municipal Educational Directors (DMEs): interlocutions with scientific production. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5585. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)