Educação em ciências e cultura indígena: alguns fenômenos naturais na concepção da comunidade Ñandeva-Guarani da reserva porto lindo – Japorã/MS
Educación en ciencia y cultura indígena: algunos fenómenos naturales en la concepción de la comunidad Ñandeva-Guarani de la reserva de Porto Lindo – Japorã/MS
Resumo
Tendo como pressuposto que cada comunidade desenvolve seus saberes específicos e que o modo como estes são percebidos pode influenciar as relações que os indivíduos constroem entre si, o objetivo desta pesquisa foi descrever os saberes tradicionais indígenas dos membros da comunidade Ñandeva-Guarani, identificando as concepções que são apresentadas na escola no ensino de Ciências e suas implicações na construção de relações interculturais na escola e no seu dia a dia. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Indígena de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mbo´ehao Tekoha Guarani Polo em Japorã/MS, com abordagem qualitativa. A metodologia em história oral, foram entrevistados alunos, professores, pais e o cacique da Reserva Porto Lindo.
Palavras-chave: Ensino em Ciências; Comunidade Indígena; Ciências Naturais.
Abstract
Assuming that each community develops its specific knowledge and that the way these are perceived can influence the relationships that individuals build with each other, the objective of this research was to describe the traditional indigenous knowledge of the members of the Ñandéva-Guarani community, identifying the conceptions that are presented at school in Science teaching and their implications for the construction of intercultural relationships at school and in their daily lives. The research was carried out at the Indigenous Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Mbo'ehao Tekoha Guarani Polo in Japorã/MS, with a qualitative approach. The methodology in oral history, were interviewed students, teachers, parents, and the chief of Reserva Porto Lindo.
Keywords: Intercultural Education; Science Teaching; Indigenous Community; Natural Sciences.
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