Diálogos sobre a avaliação em larga escala e suas implicações no trabalho docente

Dialogues on large-scale assessment and its implications for teaching work

Autores

Resumo

A avaliação externa consiste em relevante ferramenta para o estabelecimento de políticas educacionais, subsidiando a tomada de decisão pelos sistemas de ensino. No que tange ao trabalho docente, compreende-se que as avaliações têm implicado diretamente sua atuação em sala de aula, direcionando a organização de rotinas didáticas, sendo seu enfoque central. A presente pesquisa, teve como objetivo discutir implicações da avaliação em larga escala no trabalho docente, ressaltando aspectos diretamente relacionados a esse trabalho, no contexto das políticas de responsabilização. O estudo de abordagem qualitativa, caracteriza-se como descritivo-exploratório, desenvolvido através de um estudo de caso, usando como estratégias para coleta de dados a revisão de literatura e sua sistematização e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se que os resultados das avaliações são utilizados mais como um mecanismo de prestação de contas do que uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, afetando, mesmo que de forma inconsciente, o trabalho do professor, sobretudo em sua autonomia didático-pedagógica.

 Palavras-chave: Trabalho Docente; Avaliação em Larga Escala; Políticas de responsabilização.

 

Abstract

External evaluation is a relevant tool for establishing educational policies, supporting decision-making by education systems. With regard to teaching work, it is understood that assessments have directly involved their performance in the classroom, directing the organization of didactic routines, being their central focus. This research aimed to discuss the implications of large-scale evaluation in teaching work, highlighting aspects directly related to this work, in the context of accountability policies. The qualitative approach study is characterized as descriptive-exploratory, developed through a case study, using as strategies for data collection the literature review and its systematization and semi-structured interviews. It is noticed that the results of the evaluations are used more as an accountability mechanism than a tool to assist in the teaching and learning process, affecting, even if unconsciously, the teacher's work, especially in his didactic-learning autonomy pedagogical.

Keywords: Teaching Work; Large-Scale Assessment; Accountability Policies.

 

 

 

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Biografia do Autor

Celestina Barros de Souza, IFCE

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação à Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem (GIPEA) do IFCE campus Cedro. Email: celestinabarros11@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7041-1858.

Roberta da Silva, IFCE

Doutora em Psicologia (UNIFOR). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa (URCA). Licenciada em Pedagogia e em Formação de Professores para as Séries Finais do Ensino Fundamental (UECE). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Vice-lider e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro. E-mail: robertasilva@ifce.edu.br ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5620-975X.

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

BARROS DE SOUZA, C. .; DA SILVA, R. Diálogos sobre a avaliação em larga escala e suas implicações no trabalho docente: Dialogues on large-scale assessment and its implications for teaching work. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5452. Acesso em: 5 out. 2024.