Percepção de alunos sobre a autorregulação da aprendizagem no ensino médio profissionalizante

Students' perception about self-regulation of learning in professionalizing high school

Autores

  • Felipe de Araújo Silva felipeasilva@alu.uern.br
    UERN
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra ayla.bizerra@ifrn.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN https://orcid.org/0000-0002-6693-9761

Resumo

A autorregulação da aprendizagem é uma temática que vem ganhando destaque nas pesquisas acadêmicas, e portanto, está sendo cada vez mais inserida nos diversos níveis da educação. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas pelos alunos de uma turma do ensino médio profissionalizante durante as aulas de química. A revisão da literatura incidiu nos referenciais teóricos de Zimmernam (2000), Rosário (2004), Boruchovitch (2014), pesquisadores que tratam da aprendizagem autorregulada. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação e exploratória. Participaram da investigação 25 alunos da 3ª série do ensino profissionalizante de uma escola pública do interior do Ceará. Para coleta de dados, eles responderam ao Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAAr), constituído por nove itens e divididos em três fases: planificação, execução e avaliação. Foram analisados os dados obtidos na aplicação inicial e final do IPAAr. Os resultados alcançados evidenciaram média frequência para as fases de planificação e avaliação, revelando a necessidade de um cuidado maior por parte dos alunos quanto à utilização das estratégias de aprendizagens visando a execução das tarefas.

Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem; Estratégias autorreguladas; Ensino médio.

Abstract

Self-regulation of learning is a topic that has been gaining prominence in academic research, and is therefore being increasingly inserted in the various levels of education. face of this, the present study aims to analyze the learning self-regulation strategies used by students in a professionalizing high school class during chemistry classes. The literature review focused on the theoretical references of Zimmernam (2000), Rosario (2004), Boruchovitch (2014), researchers who deal with self-regulated learning. The research is from qualitative nature, from the type action-research and exploratory. Twenty-five students from the 3rd grade of professionalizing education at a public school in the country town of Ceará participated in the investigation. For data collection, they answered the Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem-IPAAr (Inventory of Learning Self-Regulation Processes), consisting of nine items and divided into three phases: planning, execution, and evaluation. The data obtained in the initial and final application of the IPAAr were analyzed. The results achieved showed average frequency for the planning and evaluation phases, revealing the need for greater care on the part of students regarding the use of learning strategies aimed at tasks execution.

Keywords: Learning self-regulation; self-regulated strategies; High school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Araújo Silva, UERN

Atualmente é mestrando do Mestrado em Ensino - UERN/CAMEAM (2021). Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2015). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado/UFERSA (2017). É professor temporário na rede estadual de ensino no estado do Ceará.

ORCID: 0000-0002-4839-6089   Email: felipe.silva1@prof.ce.gov.br

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005), tendo concluído mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica na referida instituição. Realizou ainda um doutorado sanduíche na Universid de Oviedo (UniOvi), na Espanha (2009). Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros e atua em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).  Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais e biocatálise, e em Ensino de química, atuando nas áreas de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino.   ORCID: orcid.org/0000-0002-6693-9761

Email: ayla.bizerra@ifrn.edu.b

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 280
  • pdf downloads: 248

Como Citar

ARAÚJO SILVA, F. de; CORDEIRO BIZERRA , A. M. Percepção de alunos sobre a autorregulação da aprendizagem no ensino médio profissionalizante: Students’ perception about self-regulation of learning in professionalizing high school. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5447. Acesso em: 10 nov. 2024.