Percepção de alunos sobre a autorregulação da aprendizagem no ensino médio profissionalizante
Students' perception about self-regulation of learning in professionalizing high school
Resumo
A autorregulação da aprendizagem é uma temática que vem ganhando destaque nas pesquisas acadêmicas, e portanto, está sendo cada vez mais inserida nos diversos níveis da educação. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas pelos alunos de uma turma do ensino médio profissionalizante durante as aulas de química. A revisão da literatura incidiu nos referenciais teóricos de Zimmernam (2000), Rosário (2004), Boruchovitch (2014), pesquisadores que tratam da aprendizagem autorregulada. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação e exploratória. Participaram da investigação 25 alunos da 3ª série do ensino profissionalizante de uma escola pública do interior do Ceará. Para coleta de dados, eles responderam ao Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAAr), constituído por nove itens e divididos em três fases: planificação, execução e avaliação. Foram analisados os dados obtidos na aplicação inicial e final do IPAAr. Os resultados alcançados evidenciaram média frequência para as fases de planificação e avaliação, revelando a necessidade de um cuidado maior por parte dos alunos quanto à utilização das estratégias de aprendizagens visando a execução das tarefas.
Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem; Estratégias autorreguladas; Ensino médio.
Abstract
Self-regulation of learning is a topic that has been gaining prominence in academic research, and is therefore being increasingly inserted in the various levels of education. face of this, the present study aims to analyze the learning self-regulation strategies used by students in a professionalizing high school class during chemistry classes. The literature review focused on the theoretical references of Zimmernam (2000), Rosario (2004), Boruchovitch (2014), researchers who deal with self-regulated learning. The research is from qualitative nature, from the type action-research and exploratory. Twenty-five students from the 3rd grade of professionalizing education at a public school in the country town of Ceará participated in the investigation. For data collection, they answered the Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem-IPAAr (Inventory of Learning Self-Regulation Processes), consisting of nine items and divided into three phases: planning, execution, and evaluation. The data obtained in the initial and final application of the IPAAr were analyzed. The results achieved showed average frequency for the planning and evaluation phases, revealing the need for greater care on the part of students regarding the use of learning strategies aimed at tasks execution.
Keywords: Learning self-regulation; self-regulated strategies; High school.
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