Conflito: o desafio de viver em paz

Conflict: The Challenge of Living in Peace

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a noção de conflito como elemento intrínseco das relações humanas, a partir da pesquisa bibliográfica. Para tanto, o texto articula-se em três eixos. No primeiro eixo é registrado o caráter reducionista das interpretações que limitam o conflito a uma conotação negativa, destacando-o como uma possibilidade que oportuniza a emergência de um rico processo de trocas simbólicas, possuindo em si uma dinâmica de pró-evolução e desenvolvimento. O segundo eixo discute as soluções para conflitos a partir do olhar da racionalidade, sempre desejável, mas limitada, ou seja, pelo lógos, como a denominamos. Finalmente, no terceiro eixo, discute-se a solução pelo universo emocional, pelo páthos. Entre as propostas concretas discutidas, foca-se a atenção na metodologia da Vivência Emocional como uma possibilidade de obter resultados válidos.

Palavras-chave: Conflito; Educação Emocional; Vivência Emocional.

 

 

Abstract

This article aims to examine the notion of conflict as an intrinsic element of human relations, based on bibliographic research. To this effect, the text is articulated in three axes. In the first axis, the reductionist character of the interpretations that limit conflict to a negative connotation is registered, highlighting it as a possibility that provides an opportunity for the emergence of a rich process of symbolic exchange, possessing in itself a dynamic of pro-evolution and development. The second axis discusses the solutions to conflicts from the viewpoint of rationality, always desirable, but limited, that is, by lógos, as we call it. Finally, the third axis discusses the solution through the emotional universe, through páthos. Among the concrete proposals discussed, attention is focused on the Emotional Experience methodology as a possibility of obtaining valid results.

Keywords: Conflict; Emotional Education; Emotional Experiencing.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Gonsalves Possebon, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões. Pesquisadora do Núcleo de Educação Emocional da UFPB.

Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4597-504X Contato: elisa.gonsalves@gmail.com

 

Fabricio Possebon, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões. Pesquisador do Núcleo de Educação Emocional da UFPB.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9418-8224 Contato: fabriciopossebon@gmail.com

Downloads

Publicado

05/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 100
  • pdf downloads: 37

Como Citar

POSSEBON, E. G.; POSSEBON, F. Conflito: o desafio de viver em paz: Conflict: The Challenge of Living in Peace . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5446. Acesso em: 18 maio. 2024.