Docência em tempos de Pandemia no Ensino Superior: O desafio das aulas remotas síncronas e presenciais simultâneas

Teaching in pandemic times in higher education: The challenge of synchronous remote and simultaneous face-to-face classes

Autores

  • Nádia Ligianara Dewes Nyari nadialigianara@hotmail.com
    CENTRO UNIVERSITÁRIO UNILASALLE LUCAS DO RIO VERDE
  • Moacir Juliani moacir.juliani@unilasallelucas.edu.br
    Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde – MT.
  • Lydiane Abdon Leal lydiani.leal@unilasallelucas.edu.br
    Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde – MT.

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar os desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Superior frente às aulas remotas síncronas e presenciais simultâneos tempos de Pandemia. A coleta de dados foi através de um questionário semiestruturado via Google Forms, contendo 14 questões objetivas e 1 questão subjetiva enviada para os docentes através de um link via WhatsApp. Participaram da pesquisa 54 docentes de uma Instituição do Ensino Superior (IES) privado situada no centro-oeste do Mato Grosso. Destes 45% do total se mostraram satisfeitos com o modelo de aula adotado pela IES, 58% consideravam satisfeitos com desenvolvimento das turmas em que ministram aula, 56% relataram estarem contentes, o que mostra um grau de comprometimento a ser oferecido a acadêmico e 65% totalmente satisfeitos com esse suporte fornecido nesse período pela IES. Apesar de diversos desafios enfrentados pelo docente, o principal foi com relação as com as tecnologias digitais e com a falta da própria formação docente prévia.

Palavras-chave: Professor Ensino Superior, Pandemia COVID-19, Ensino Remoto e Presencial Simultâneo, Metodologias Ativas.

 

Resumo

This study aims to evaluate the challenges faced by higher education teachers in the face of synchronous and face-to-face remote classes at the same time as the Pandemic. Data collection was through a semi-structured questionnaire via Google Forms, containing 14 objective questions and 1 subjective question sent to teachers through a link via WhatsApp. Fifty-four professors from a private Higher Education Institution (HEI) located in the center-west of Mato Grosso participated in the research. Of these, 45% of the total were satisfied with the class model adopted by the HEI, 58% considered themselves satisfied with the development of the classes in which they teach, 56% reported being happy, which shows a degree of commitment to be offered to academics and 65 % fully satisfied with the support provided during this period by the IES. Despite several challenges faced by the teacher, the main one was in relation to digital technologies and the lack of previous teacher training.

Palavras-chave: Professor Higher Education, COVID-19 Pandemic, Simultaneous Remote and In-person Teaching, Active Methodologies.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Ligianara Dewes Nyari , CENTRO UNIVERSITÁRIO UNILASALLE LUCAS DO RIO VERDE

Doutora em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS), discente em Engenharia da Produção (UniLaSalle Lucas do Rio Verde - MT) e Administração (UniLaSalle Lucas do Rio Verde - MT). Possuo Graduação em Ciências Biológicas (URI - Santo Ângelo - RS), Especialização em Biologia Humana (UNIJUI - Ijuí - RS), MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach (LaSalle - Canoas - RS) e Mestrado em Engenharia de Alimentos (URI - Erechim - RS). Atualmente Professora do Ensino Superior, Coordenadora, Presidente dos Núcleos Docente e Estruturante (NDEs) dos Cursos de Administração (ADM), Gestão da Produção Industrial (GPI) e Gestão em Agronegócio (AGO), além de atividades na área da pesquisa e diversos campos do conhecimento (Gestão, Agronegócio, Produção, Alimentos, Meio Ambiente, entre outros). https://orcid.org/0000-0003-0237-5116. E-mail nadialigianara@hotmail.com

 

Moacir Juliani, Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde – MT.

Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia do Unilasalle Lucas - Lucas do Rio Verde - MT, de 2018 até a presente data. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1991), licenciado em Estudos Sociais 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1987). Licenciado em Pedagogia (IBRA) 2021. Especialização em Orientação Educacional (2014). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde no Mato Grosso - MT de janeiro de 2011 a janeiro de 2016. Professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFMT, Campus São Vicente de 17 de abril a 17 de outubro de 2018. Doutor em Educação pela UFMT 2019. https://orcid.org/ 0000-0002-9940-937X. E-mail: moacir.juliani@unilasallelucas.edu.br 

Lydiane Abdon Leal, Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde – MT.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Engenharia Civil pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (2005). Desde 2008 trabalha com gestão acadêmica de cursos de Graduação em Engenheira Civil e Arquitetura e Urbanismo em Faculdades/Universidades no Brasil. Foi professora convidada do curso de pós-graduação em Avaliação de Impactos e Recuperação de Áreas Degradadas na UNIFACS (Universidade Salvador). Integra o Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - INEP/MEC. É avaliadora do ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção), SIMPOI - FGV SP (Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais) e parecerista Ad hoc da FACEPE (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Pernambuco). Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-8228-2309. E-mail: lydiani.leal@unilasallelucas.edu.br

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 109
  • pdf downloads: 183

Como Citar

DEWES NYARI , N. L.; JULIANI, M.; LEAL, L. A. . Docência em tempos de Pandemia no Ensino Superior: O desafio das aulas remotas síncronas e presenciais simultâneas: Teaching in pandemic times in higher education: The challenge of synchronous remote and simultaneous face-to-face classes. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5426. Acesso em: 21 dez. 2024.