Docência em tempos de Pandemia no Ensino Superior: O desafio das aulas remotas síncronas e presenciais simultâneas
Teaching in pandemic times in higher education: The challenge of synchronous remote and simultaneous face-to-face classes
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar os desafios enfrentados pelos docentes do Ensino Superior frente às aulas remotas síncronas e presenciais simultâneos tempos de Pandemia. A coleta de dados foi através de um questionário semiestruturado via Google Forms, contendo 14 questões objetivas e 1 questão subjetiva enviada para os docentes através de um link via WhatsApp. Participaram da pesquisa 54 docentes de uma Instituição do Ensino Superior (IES) privado situada no centro-oeste do Mato Grosso. Destes 45% do total se mostraram satisfeitos com o modelo de aula adotado pela IES, 58% consideravam satisfeitos com desenvolvimento das turmas em que ministram aula, 56% relataram estarem contentes, o que mostra um grau de comprometimento a ser oferecido a acadêmico e 65% totalmente satisfeitos com esse suporte fornecido nesse período pela IES. Apesar de diversos desafios enfrentados pelo docente, o principal foi com relação as com as tecnologias digitais e com a falta da própria formação docente prévia.
Palavras-chave: Professor Ensino Superior, Pandemia COVID-19, Ensino Remoto e Presencial Simultâneo, Metodologias Ativas.
Resumo
This study aims to evaluate the challenges faced by higher education teachers in the face of synchronous and face-to-face remote classes at the same time as the Pandemic. Data collection was through a semi-structured questionnaire via Google Forms, containing 14 objective questions and 1 subjective question sent to teachers through a link via WhatsApp. Fifty-four professors from a private Higher Education Institution (HEI) located in the center-west of Mato Grosso participated in the research. Of these, 45% of the total were satisfied with the class model adopted by the HEI, 58% considered themselves satisfied with the development of the classes in which they teach, 56% reported being happy, which shows a degree of commitment to be offered to academics and 65 % fully satisfied with the support provided during this period by the IES. Despite several challenges faced by the teacher, the main one was in relation to digital technologies and the lack of previous teacher training.
Palavras-chave: Professor Higher Education, COVID-19 Pandemic, Simultaneous Remote and In-person Teaching, Active Methodologies.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 107
- pdf downloads: 175