O desenvolvimento histórico-cultural do homem: princípios para a organização do trabalho pedagógico na Educação infantil
The cultural-historical development of the human: principles for the organization of pedagogical work in early childhood education
Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar os princípios que explicam o desenvolvimento humano como resultado da apropriação da cultura material e imaterial/simbólica, criada pelas gerações precedentes. Por meio de um estudo bibliográfico, em um primeiro momento, apresentamos alguns pressupostos da teoria Histórico-Cultural e, na sequência, abordamos as especificidades do desenvolvimento infantil, suas leis e particularidades. Os resultados expressam a pertinência de compreendermos sobre como a criança da educação infantil aprende e se desenvolve, bem como os desafios e as potencialidades do processo educativo. Concluímos ressaltando a importância desses conhecimentos para uma formação docente alicerçada nos princípios da ciência pedagógica e psicológica, comprometida com a organização de um trabalho pedagógico de base desenvolvente.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Organização do trabalho pedagógico.
Abstract
This article aims to address the principles that explain human development due to the appropriation of material and immaterial/symbolic culture, created by previous generations. Through a bibliographic study, firstly, we present some assumptions of the Cultural- Historical theory and, afterwards, we approach the specificities of child development, its laws and particularities. The results express the relevance of understanding how children in early childhood education learn and develop, as well as the challenges and potential of the educational process. We conclude by emphasizing the importance of this knowledge for a teacher education based on the principles of pedagogical and psychological science, committed to the organization of a pedagogical work with a developmental basis.
Keywords: Cultural-Historical Theory; Early Childhood Education; Organization of pedagogical work.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 112
- pdf downloads: 93