A educação e as competências socioemocionais do trabalhador/a no século XXI: a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina em ação

Worker’s education and soft skills in 21st century: The Federation of Industries of Santa Catarina State in action

Autores

  • Mariléia Maria Da Silva marileiamaria@hotmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alessandra Luíse Nienkotter aluisenk@gmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) possui, em seu portal de notícias on-line, informativos publicados semanalmente desde meados de 2009. Objetiva-se, nesta pesquisa, analisar os informativos e matérias que tratam de educação, tanto no âmbito dos cursos de educação profissional próprios da Fiesc quanto das ações e formulações para a educação pública do estado de Santa Catarina. A pesquisa se deteve em analisar especificamente os informativos que abordam as “competências socioemocionais” propostas para a educação. Mediante conceitos gramscianos, compreende-se que a Fiesc é um aparelho privado de hegemonia que produz consensos e, ao mesmo tempo, atua na sociedade civil com projetos oriundos das diferentes frações da burguesia industrial, sendo o portal on-line um dos canais de propagação das formulações de seus intelectuais, e a defesa das competências socioemocionais uma forma de conformação e apaziguamento da classe trabalhadora.

Palavras-chave: Fiesc; educação; competências socioemocionais.

 

Abstract

The Federation of Industries of the State of Santa Catarina has, in its online news website, newsletters published weekly since mid-2009. The objective of this research is to analyze those that approach education, from propositions to formulations within the scope of professional education and public education in the state of Santa Catarina. The research focused on specifically analyzing the newsletters articulate with said “softskills”. Supported by Gramsci concepts, we understand that Fiesc is a private apparatus of hegemony that produces consensus and, at the same time, works in civil society with the industrial bourgeoisie’s projects, with its online portal being one of the channels of production and propagation of the formulations of its intellectuals, and the defense of soft skills a form of conformation and appeasement of the working class.

Keywords: Fiesc; Education; Softskills.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariléia Maria Da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Titular no Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Lider do Grupo de Pesquisa Lutas Sociais, Trabalho e Educação.

Email: marileiamaria@hotmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8746-9001

Alessandra Luíse Nienkotter, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, na linha de Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Pesquisadora do grupo de pesquisa Lutas Sociais, Trabalho e Educação, bolsista capes/DS.

E-mail: aluisenk@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6511-3805

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 351
  • pdf downloads: 215

Como Citar

DA SILVA, M. M. .; NIENKOTTER, A. L. A educação e as competências socioemocionais do trabalhador/a no século XXI: a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina em ação: Worker’s education and soft skills in 21st century: The Federation of Industries of Santa Catarina State in action. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5400. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)