O Modelo Urbano como Proposta para Construção de Conceitos Matemáticos

Autores

  • Claudianny Amorim Noronha no@email.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFPA)
  • John Andrew Fossa no@email.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFPA)

Resumo

O presente trabalho descreve uma experiência pedagógica que utilizou a Geometria Urbana para modelar a geometria de grandes centros urbanos e resolver situações problemas que desembocam nos conceitos da circunferência e das seções cônicas. O comportamento dos referidos lugares geométricos na Geometria Urbana é descrito, pois, visto que depende da métrica adotada e que a métrica da Geometria Urbana é diferente da geometria usual, apresentam-se graficamente de formas bastante distintas nas duas geometrias. A experiência, conduzida na forma de um pequeno curso na sala de aula em turmas das 7a e 8a séries, procurou usar essas diferenças para proporcionar aos participantes uma compreensão significativa das definições formais das figuras abordadas. Embora os participantes não tivessem os prérequisitos necessários para que o curso fosse levado ao término conforme o planejamento, a experiência comprovou que a Geometria Urbana, utilizada dentro de um contexto de modelagem e resolução de problemas, é um instrumento pedagógico flexível, que propicia a proposta compreensão dos conceitos abordados.

Palavras-chave: Ensino da geometria. Seções cônicas. Geometria Urbana.

The urban model as a proposal for the construction of mathematical concepts

The present article describes a pedagogical experiment that used Urban Geometry to model the geometry of large urban centers and to resolve problem situations from which the concepts of the circle and the conic sections emerge. The comportment of these geometrical loci in Urban Geometry is described, since their graphs are quite different in Urban Geometry and usual geometry. This is due to the fact that these graphs are dependent on the metric used and on the fact that the metrics are different in the two geometries. The intent of the experiment, conducted in the form of a short course in classrooms of seventh and eighth graders, was to use these differences in order to lead the participants to a significant comprehension of the formal definitions of the aforementioned figures. Although the participants did not have all the prerequisites necessary for the course to be brought to a conclusion as planned, the experiment showed that Urban Geometry is a flexible pedagogical instrument that facilitates the comprehension of the proposed concepts.

Keywords: Geometry teaching. Conic sections. Urban Geometry.

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Biografia do Autor

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFPA)

Doutora em Educação (UFRN). Professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

John Andrew Fossa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFPA)

Doutor em Educação Matemática pela Texas A&M University System, Estados Unidos. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Como Citar

NORONHA, C. A.; FOSSA, J. A. O Modelo Urbano como Proposta para Construção de Conceitos Matemáticos. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 71–80, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/54. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos