O discurso da Sociedade do Conhecimento e a (de)formação técnica e profissional da classe trabalhadora: o PRONATEC em foco

The Knowledge Society discourse and the technical and professional (dis)training of the working class: PRONATEC in focus

Autores

Resumo

O presente ensaio busca analisar a partir do discurso de uma proclamada sociedade do conhecimento, a formação técnica e profissional ofertada para a classe trabalhadora no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, tendo como método para a compreensão do fenômeno o materialismo histórico-dialético. Os documentos analisados expressam a execução do programa durante os anos de 2011 a 2015, a saber: relatórios produzidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Ancorada no falacioso discurso de uma chamada sociedade do conhecimento, o PRONATEC, legitima as necessidades do mercado, ofertando uma (des)qualificação para mão-de obra, aligeirada e pragmática, ao mesmo tempo que possibilita o financiamento do setor privado via estado. 

Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento; Pronatec; Qualificação Profissional

 

Abstract

This essay searches to analyse from the discourse of a proclaimed knowledge society, the technical and professional training offered to the working class at National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). It is about ay theoretical-bibliographic and documentary research having the historical-dialectical materialism as a method for understanding the phenomenon. The analysed documents prove the execution of the program during the years 2011 to 2015, to know: reports produced by the Federal Audit Court (TCU) and the Secretariat of Vocational and Technological Education (Setec). Anchored in the fallacious discourse of a so-called knowledge society, o PRONATEC, legitimizes the needs of the market, offering a (dis)qualification for labour streamlined and pragmatic, while enabling private sector financing via the state.

Keywords: Knowledge Society; Pronatec; Professional qualification.

             

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Biografia do Autor

Ana Thyara Leal Lemos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Professora da educação básica em Quixeramobim – Ceará e da Faculdade de Quixeramobim (UNIQ).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4142-098X. E-mail: anathyara@gmail.com

 

Josefa Jackline Rabelo, UNIVERSAIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Faculdade de Educação de e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4933-631X E-mail: jacklinerabelo@gmail.com

Helena de Araújo Freres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7169-1185 E-mail: helena.freres@uece.br

 

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

LEAL LEMOS, A. T.; RABELO, J. J.; FRERES, H. de A. . O discurso da Sociedade do Conhecimento e a (de)formação técnica e profissional da classe trabalhadora: o PRONATEC em foco: The Knowledge Society discourse and the technical and professional (dis)training of the working class: PRONATEC in focus. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5388. Acesso em: 21 dez. 2024.