A neurociência na pesquisa e na formação de professores: uma revisão sistemática

The neuroscience in research and teacher education: a systematic review

Autores

  • Jeriane da Silva Rabelo jerianerabelo@ufpi.edu.br
    Universidade Federal do Piauí

Resumo

A literatura científica sobre os contributos das neurociências no campo educacional tem mostrado resultados promissores por meio de propostas eficazes para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho foi realizado a partir de uma Revisão Sistemática – SR, que consiste em um procedimento orientado por um protocolo que sintetiza estudos de tópicos de pesquisas relacionadas às questões de Neurociências e Educação, com base em Russell, Chung e Balk (2009). Com apoio na literatura revisada, percebeu-se que as pesquisas envolvendo Educação e Neurociências precisam colaborar para construir uma base mais sólida que sustente a importância das neurociências no processo de aprendizagem, bem como no currículo dos professores em formação inicial, pois temos visto que ainda se configura como uma área pouco acessível e de difícil compreensão para o educador.

Palavras-chave: Educação; Neurociência; Formação docente.

 

Abstract

The scientific literature on the contributions of neurosciences in the educational field has shown promising results through effective proposals to improve the teaching and learning process. The present work was carried out from a Systematic Review – SR, which consists of a protocol-oriented procedure that synthesizes studies of research topics related to Neuroscience and Education issues, based on Russell, Chung and Balk (2009). Based on the reviewed literature, it was noticed that research involving Education and Neurosciences need to collaborate to build a more solid foundation that supports the importance of neurosciences in the learning process, as well as in the curriculum of teachers in initial training, as we have seen that is configured as an area that is not very accessible and difficult to understand for the educator.

Keywords: Education; Neuroscience; Teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeriane da Silva Rabelo, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: jerianerabelo@ufpi.edu.br  Orcid: 0000-0003-4554-0230

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 345
  • pdf downloads: 339

Como Citar

DA SILVA RABELO, J. A neurociência na pesquisa e na formação de professores: uma revisão sistemática: The neuroscience in research and teacher education: a systematic review. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5385. Acesso em: 12 abr. 2024.