Formação de Professores e Modelagem na Educação: o fazer Modelagem como um possível design na prática docente

Teacher Training and Modelling in Education: doing Modelling as a possible design in teaching practice

Autores

  • Samuel Lopes Cerqueira s.lopes54@yahoo.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Jurema Lindote Botelho Peixoto jurema@uesc.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga betemadruga@ufrb.edu.br
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0003-1674-0479

Resumo

Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas acadêmicas que abordam a Modelagem na Educação e a formação de professores de matemática, tecendo argumentos que indicam que esse método pode se constituir como um design na prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado o mapeamento como procedimento de coleta, organização e análise de dados. Foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e, após filtragens, foram encontradas 11 pesquisas que compuseram o corpus de análise. Com vistas a construir uma aproximação teórica com os conceitos prescritos pela Modelagem na Educação, procurando compreendê-la como um possível design na prática docente, debruçou-se sobre trabalhos que versam sobre a Modelagem na Educação no cenário brasileiro, procurando compreender os conceitos que regem esse método de ensino. Os resultados apontam que o fazer modelagem é considerado um possível design na prática docente.

Palavras-chave: Modelagem na Educação; Reflexão na prática; Formação de Professores.

 

Abstract

This article aims to understand how the academic research that approaches Modelling in Education and the training of mathematics teachers is presented, weaving arguments that indicate that this method can be constituted as a design in teaching practice. This is a qualitative research in which mapping was used as a procedure for collecting, organizing and analyzing data. Searches were carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, and, after filtering, 11 studies were found that made up the corpus of analysis. In order to build a theoretical approach to the concepts prescribed by Modelling in Education, seeking to understand it as a possible design in teaching practice, it focused on works that deal with Modelling in Education in the Brazilian scenario, trying to understand the concepts that govern this teaching method. The results indicate that modeling is considered a possible design in teaching practice.

Keywords: Modelling in Education; Reflection in practice; Teacher training.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Lopes Cerqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

E-mail: lopes54@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5307-6848

 

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Difusão do Conhecimento. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz PPGECM/UESC.

E-mail: jurema@uesc.br ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5648-7001

.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

E-mail: betemadruga@ufrb.edu.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1674-0479

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 171
  • pdf downloads: 160

Como Citar

CERQUEIRA, S. L. .; PEIXOTO, J. L. B.; MADRUGA, Z. E. de F. Formação de Professores e Modelagem na Educação: o fazer Modelagem como um possível design na prática docente: Teacher Training and Modelling in Education: doing Modelling as a possible design in teaching practice . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5379. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)