Formação de Professores e Modelagem na Educação: o fazer Modelagem como um possível design na prática docente
Teacher Training and Modelling in Education: doing Modelling as a possible design in teaching practice
Resumo
Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas acadêmicas que abordam a Modelagem na Educação e a formação de professores de matemática, tecendo argumentos que indicam que esse método pode se constituir como um design na prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizado o mapeamento como procedimento de coleta, organização e análise de dados. Foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e, após filtragens, foram encontradas 11 pesquisas que compuseram o corpus de análise. Com vistas a construir uma aproximação teórica com os conceitos prescritos pela Modelagem na Educação, procurando compreendê-la como um possível design na prática docente, debruçou-se sobre trabalhos que versam sobre a Modelagem na Educação no cenário brasileiro, procurando compreender os conceitos que regem esse método de ensino. Os resultados apontam que o fazer modelagem é considerado um possível design na prática docente.
Palavras-chave: Modelagem na Educação; Reflexão na prática; Formação de Professores.
Abstract
This article aims to understand how the academic research that approaches Modelling in Education and the training of mathematics teachers is presented, weaving arguments that indicate that this method can be constituted as a design in teaching practice. This is a qualitative research in which mapping was used as a procedure for collecting, organizing and analyzing data. Searches were carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, and, after filtering, 11 studies were found that made up the corpus of analysis. In order to build a theoretical approach to the concepts prescribed by Modelling in Education, seeking to understand it as a possible design in teaching practice, it focused on works that deal with Modelling in Education in the Brazilian scenario, trying to understand the concepts that govern this teaching method. The results indicate that modeling is considered a possible design in teaching practice.
Keywords: Modelling in Education; Reflection in practice; Teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 171
- pdf downloads: 160