Perspectiva dos Paradigmas Linear ao Complexo na Formação Inicial de Professores: Uma Análise da (BNC- Formação Inicial)

Perspective from Linear to Complex Paradigms in Initial Teacher Training: An Analysis of (BNC- Initial Training)

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-formação) e suas implicações para formação docente sob a perspectiva teórica dos paradigmas linear ao complexo de Edgar Morin. Trata-se de um estudo qualitativo de carácter documental, caracterizado, em relação aos objetivos como exploratório e descritivo. Os achados apontam que a complexidade se mostra ainda em processo, os argumentos apresentados remetem ao paradigma da complexidade, pois embora ainda de forma incipiente, o documento sinaliza para o caráter multidimensional da realidade, os problemas universais, o contexto, o global, a relação todo/parte, com vistas à compreensão ampla de diferentes situações.

Palavras-chave: Pensamento Complexo; Formação Inicial de Professores; BNC-formação.

 

Abstract

This article aims to analyze the Common National Base for the initial training of basic education teachers (BNC-training) and its implications for teacher training from the theoretical perspective of the linear paradigms to the Edgar Morin complex. This is a qualitative study of documentary character, characterized, in relation to the objectives, as exploratory and descriptive. The findings indicate that complexity is still in process, the arguments presented refer to the paradigm of complexity, because although still in an incipient way, the document points to the multidimensional character of reality, the universal problems, the context, the global, the relationship whole/part, with a view to a broad understanding of different situations.

Keywords: Complex Thinking; Initial Teacher Training; BNC-training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Líslei Machado de Azambuja Duarte, Universidade federal do pampa-Unipampa

Graduada em Ciências da Natureza Licenciatura, pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, Graduanda em Pedagogia pela Universidade EAD Unicesumar- Educação a Distância, e Mestranda em Ensino, pela pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Endereço eletrônico: lisleiazambuja@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4963-4309.  

Sonia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

Docente do curso de Matemática-Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGE) na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É uma das líderes do grupo de pesquisa: Educação Matemática no Pampa (EMPAMPA) UNIPAMPA-BAGÉ-RS e membra do grupo de pesquisa: Grupo de pesquisa sobre aprendizagens, metodologias e avaliação (GAMA) UNIPAMPA-BAGÉ.

Endereço eletrônico: soniajunqueira@unipampa.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5616-5344.

  

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 112
  • pdf downloads: 168

Como Citar

MACHADO DE AZAMBUJA DUARTE, L.; DA SILVA JUNQUEIRA, S. M. Perspectiva dos Paradigmas Linear ao Complexo na Formação Inicial de Professores: Uma Análise da (BNC- Formação Inicial): Perspective from Linear to Complex Paradigms in Initial Teacher Training: An Analysis of (BNC- Initial Training). Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5372. Acesso em: 28 fev. 2024.