Perspectiva dos Paradigmas Linear ao Complexo na Formação Inicial de Professores: Uma Análise da (BNC- Formação Inicial)
Perspective from Linear to Complex Paradigms in Initial Teacher Training: An Analysis of (BNC- Initial Training)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-formação) e suas implicações para formação docente sob a perspectiva teórica dos paradigmas linear ao complexo de Edgar Morin. Trata-se de um estudo qualitativo de carácter documental, caracterizado, em relação aos objetivos como exploratório e descritivo. Os achados apontam que a complexidade se mostra ainda em processo, os argumentos apresentados remetem ao paradigma da complexidade, pois embora ainda de forma incipiente, o documento sinaliza para o caráter multidimensional da realidade, os problemas universais, o contexto, o global, a relação todo/parte, com vistas à compreensão ampla de diferentes situações.
Palavras-chave: Pensamento Complexo; Formação Inicial de Professores; BNC-formação.
Abstract
This article aims to analyze the Common National Base for the initial training of basic education teachers (BNC-training) and its implications for teacher training from the theoretical perspective of the linear paradigms to the Edgar Morin complex. This is a qualitative study of documentary character, characterized, in relation to the objectives, as exploratory and descriptive. The findings indicate that complexity is still in process, the arguments presented refer to the paradigm of complexity, because although still in an incipient way, the document points to the multidimensional character of reality, the universal problems, the context, the global, the relationship whole/part, with a view to a broad understanding of different situations.
Keywords: Complex Thinking; Initial Teacher Training; BNC-training.
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