O ensino remoto durante a pandemia: desafios, aprendizagens e expectativas de alunos de um Programa de Pós-Graduação

Remote teaching during the pandemic: challenges, learning and expectation of students in a Postgraduate Program

Autores

Resumo

Este estudo pretende analisar quais são os desafios, as aprendizagens e as expectativas dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito de uma universidade localizada no Brasil, relacionados ao ensino remoto durante a pandemia. A pesquisa é de natureza qualitativa e de corte transversal. O método de coleta de dados primários é o grupo focal[i] e o método de análise de dados é a análise de conteúdo. Verifica-se que os desafios enfrentados pelos alunos durante a pandemia se desdobram em: comunicação institucional; dificuldade de conciliação; redução de interações; queda no rendimento; e ações a serem tomadas. As aprendizagens consistem em: adaptação; habilidades digitais; ampliação de possibilidades; empatia; e redução de deslocamentos. As expectativas se resumem em que o melhor da educação presencial e remota permaneçam

Palavras-chave: Covid-19; Ensino remoto; TDIC; Ensino superior.

 

Abstract

The present study intends to analyze what are the challenges and learning of the students of the Postgraduate Program in Law at a university located in Brazil, related to remote education during the Covid-19 pandemic, and what are their expectations regarding learning post-pandemic. The research is of a qualitative and cross-sectional nature. The primary data collection method is the focus group, and the data analysis method is content analysis. It appears that the challenges faced by students during the pandemic unfold in institutional communication; difficulty in reconciliation; reduced interactions; drop in income; and actions to be taken. Learning consists of adaptation; digital skills; expanding possibilities; empathy; and reduction of displacements. Expectations are summed up in that the best of face-to-face and remote education remain.

Keywords: Covid-19; Remote teaching; TDIC; University education.

 

[i] A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com base no Parecer sob nº 973.902 e as autoras informam que os procedimentos éticos constantes das normas reguladoras foram observados durante a coleta e a análise de dados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Pereira Silva Lechakoski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Bacharel em Direito. Mestre em Gestão de Cooperativas pela PUCPR. Advogada.

E-mail: ana.clau@msn.com          Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7134-8627

Alboni Marisa Dudeque PianovskiP Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia. Bacharel em Direito. Mestre e doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

E-mail: alboni@alboni.com          Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3759-0377

Downloads

Publicado

25/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 64
  • pdf downloads: 74

Como Citar

LECHAKOSKI, A. C. P. S. .; VIEIRA, A. M. D. P. O ensino remoto durante a pandemia: desafios, aprendizagens e expectativas de alunos de um Programa de Pós-Graduação: Remote teaching during the pandemic: challenges, learning and expectation of students in a Postgraduate Program . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5360. Acesso em: 29 mar. 2024.