Prouni para o acesso ao curso de medicina: uma análise descritiva

Prouni for acess to the medical course: a descriptive analysis

Autores

Resumo

Este artigo analisa a relação entre o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o curso de medicina, curso de alto prestígio social e econômico. O Prouni oferta bolsas integrais ou parciais em Instituições de Ensino Superior Privadas. Foi utilizada a abordagem quanti-qualitativa, usando como técnicas: a análise bibliográfica e documental, exploratória e descritiva dos dados contidos na Sinopse da Educação Superior 2019, Demografia Médica no Brasil 2020 e Censo da Educação Superior 2019 e Planos de Dados Abertos Prouni dos anos de 2011 - 2019. Os resultados apontam que embora o programa tenha ampliado a oferta de vagas ofertadas no decorrer dos anos, de 2011 até 2019, o mesmo não ocorreu para o curso de medicina. Conclui-se pela necessidade de maior controle da proporcionalidade da oferta segundo os cursos, de modo a garantir efetivamente a democratização deste nível de ensino.

Palavras-chaves: Prouni; Medicina; Democratização da Educação.

 

Abstract

This article analyzes the relationship between the Programa Universidade para Todos (Prouni) and the medical course, a course of high social and economic prestige. Prouni offers full or partial scholarships in Private Higher Education Institutions. The quantitative-qualitative approach was used, using as techniques: the bibliographic and documentary, exploratory and descriptive analysis of the data contained in the Sinopse da Educação Superior 2019, Demografia Médica no Brasil 2020 and Censo da Educação Superior 2019 and Planos de Dados Abertos Prouni of the years 2011 - 2019. The results show that although the program has expanded the number of vacancies offered over the years, from 2011 to 2019, the same has not occurred for the medical course. It is concluded by the need for greater control of the proportionality of the offer according to the courses, in order to effectively guarantee the democratization of this level of education.

Keywords: Prouni; Medicine; Democratization of Education.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Willer Moravia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Mestrando em Educação pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (Bolsista CAPES). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José. Integrante do Grupo de Pesquisa Laed - Laboratório de Avaliação da Educação (PUC-Rio).

E-mail: willermoravia@hotmail.com            ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1967-5481

Mariana Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Mestranda em Educação pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (Bolsista CNPq). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Integrante do Grupo de Pesquisa EstetiPop - Laboratório em Estéticas, Cultura Pop/Popular e Antropologia (PUC-Rio).

E-mail: marigomescoelho@gmail.com        ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5809-057X

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

MORAVIA, W.; COELHO, M. Prouni para o acesso ao curso de medicina: uma análise descritiva: Prouni for acess to the medical course: a descriptive analysis. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5353. Acesso em: 21 dez. 2024.