Notas sobre educação e emancipação a partir da perspectiva da Teoria Crítica de Theodor W. Adorno
Notes on education and emancipation from the perspective of Theodor W. Adorno's critical theory
Resumo
O presente ensaio deriva de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo discutir os conceitos de educação e emancipação, sobretudo, pensar as possibilidades de uma educação emancipadora na sociedade atual. Desta forma, busca-se refletir sobre o que é emancipação, iniciando pela conceituação de esclarecimento desenvolvida por Kant (1985), articulada pela crítica nas discussões feitas por Theodor Adorno e Max Horkheimer a partir da obra Dialética do Esclarecimento (1985). Após desenvolve-se um diálogo com a obra Educação e Emancipação do filósofo Theodor W. Adorno, pensando tais conceitos em movimento da crítica imanente da formação humana na contemporaneidade. A nota de conclusão, ressaltamos que a necessidade de emancipar se evidencia como forma de combater as barbáries humanas. É somente pelo domínio do pensamento crítico que poderá se evitar futuras manifestações da barbárie.
Palavras-chave: Emancipação; Educação; Teoria Crítica.
Abstract
This essay derives from a bibliographical research and aims to discuss the concepts of education and emancipation, above all, to think about the possibilities of an emancipatory education in today's society. In this way, we seek to reflect on what emancipation is, starting with the conceptualization of enlightenment developed by Kant (1985), articulated by critics in the discussions made by Theodor Adorno and Max Horkheimer from the work Dialectic of Enlightenment (1985). Afterwards, a dialogue is developed with the work Education and Emancipation by the philosopher Theodor W. Adorno, thinking about such concepts in the movement of the immanent critique of human formation in contemporary times. In a concluding note, we emphasize that the need to emancipate is evident as a way to combat human barbarism. It is only by mastering critical thinking that future manifestations of barbarism can be avoided.
Keywords: Emancipation; Education; Critical Theory.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 175
- pdf downloads: 102