Notas sobre educação e emancipação a partir da perspectiva da Teoria Crítica de Theodor W. Adorno

Notes on education and emancipation from the perspective of Theodor W. Adorno's critical theory

Autores

Resumo

O presente ensaio deriva de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo discutir os conceitos de educação e emancipação, sobretudo, pensar as possibilidades de uma educação emancipadora na sociedade atual. Desta forma, busca-se refletir sobre o que é emancipação, iniciando pela conceituação de esclarecimento desenvolvida por Kant (1985), articulada pela crítica nas discussões feitas por Theodor Adorno e Max Horkheimer a partir da obra Dialética do Esclarecimento (1985). Após desenvolve-se um diálogo com a obra  Educação e Emancipação do filósofo Theodor W. Adorno, pensando tais conceitos em movimento da crítica imanente da formação humana na contemporaneidade. A nota de conclusão, ressaltamos que a necessidade de emancipar se evidencia como forma de combater as barbáries humanas. É somente pelo domínio do pensamento crítico que poderá se evitar futuras manifestações da barbárie.

Palavras-chave: Emancipação; Educação; Teoria Crítica.  

 

 

Abstract

This essay derives from a bibliographical research and aims to discuss the concepts of education and emancipation, above all, to think about the possibilities of an emancipatory education in today's society. In this way, we seek to reflect on what emancipation is, starting with the conceptualization of enlightenment developed by Kant (1985), articulated by critics in the discussions made by Theodor Adorno and Max Horkheimer from the work Dialectic of Enlightenment (1985). Afterwards, a dialogue is developed with the work Education and Emancipation by the philosopher Theodor W. Adorno, thinking about such concepts in the movement of the immanent critique of human formation in contemporary times. In a concluding note, we emphasize that the need to emancipate is evident as a way to combat human barbarism. It is only by mastering critical thinking that future manifestations of barbarism can be avoided.

Keywords: Emancipation; Education; Critical Theory.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greyce Kelly Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação (2022) e graduada em Pedagogia (2019) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Treviso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, neoliberalismo, EAD e formação de professores. Integra o grupo de pesquisa Política, Saberes e Práticas de Formação de Professores. E-mail: greycehp@unesc.net   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5334-063X

Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduado em Pedagogia e Licenciatura em Filosofia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Na rede pública estadual atua como docente no Curso de Magistério. Atualmente é Coordenador Adjunto no curso de Pedagogia da UNESC e líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores e é editor da Revista Saberes Pedagógicos do curso de Pedagogia. E-mail: rlb@unesc.net Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6279-9346

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). E-mail: alexsanders@unesc.net Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0945-9075

Downloads

Publicado

09/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 215
  • pdf downloads: 106

Como Citar

SOUZA, G. K.; BITTENCOURT, R. L. de; SILVA, A. S. da. Notas sobre educação e emancipação a partir da perspectiva da Teoria Crítica de Theodor W. Adorno : Notes on education and emancipation from the perspective of Theodor W. Adorno’s critical theory. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5352. Acesso em: 22 dez. 2024.