Educação antirracista na perspectiva decolonial: no cenário contemporâneo
Anti-racist education in the decolonial perspective: in the contemporary scenario
Resumo
Este artigo visa a refletir acerca da promoção de uma educação antirracista na perspectiva decolonial, no cenário contemporâneo. Tem-se como ponto de partida a seguinte problemática: Como promover avanços na superação do racismo, atendendo ao contexto educacional, em uma perspectiva do pensamento decolonial na contemporaneidade? Realiza-se uma abordagem qualitativa, com reflexão acerca de autores que tratam desta problemática. Observa-se que, apesar dos avanços normativos e das políticas antirracistas, ainda falta progredir em termos de processos educativos voltados à consecução de tais dispositivos. Portanto, tornam-se urgentes reflexões articuladas ao campo educacional, para que esses elementos sejam incorporados ao cotidiano dos currículos escolares nos diferentes níveis de ensino.
Palavras-chave: Decolonialidade, Educação, Antirracismo.
Abstract
This article aims to reflect on the promotion of an anti-racist education in the decolonial perspective, in the contemporary scenario. The starting point is the following problem: How to promote advances in overcoming racism, taking into account the educational context, in a perspective of decolonial thinking in contemporary times? A qualitative approach is carried out, with reflection on authors who deal with this issue. It is observed that, despite the normative advances and anti-racist policies, there is still progress in terms of educational processes aimed at achieving such devices. Therefore, articulated reflections in the educational field become urgent, so that these elements are incorporated into the daily routine of school curricula at different levels of education.
Keywords: Decoloniality, Education, Anti-racism.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 493
- pdf downloads: 504