Educação antirracista na perspectiva decolonial: no cenário contemporâneo

Anti-racist education in the decolonial perspective: in the contemporary scenario

Autores

Resumo

Este artigo visa a refletir acerca da promoção de uma educação antirracista na perspectiva decolonial, no cenário contemporâneo. Tem-se como ponto de partida a seguinte problemática: Como promover avanços na superação do racismo, atendendo ao contexto educacional, em uma perspectiva do pensamento decolonial na contemporaneidade? Realiza-se uma abordagem qualitativa, com reflexão acerca de autores que tratam desta problemática. Observa-se que, apesar dos avanços normativos e das políticas antirracistas, ainda falta progredir em termos de processos educativos voltados à consecução de tais dispositivos. Portanto, tornam-se urgentes reflexões articuladas ao campo educacional, para que esses elementos sejam incorporados ao cotidiano dos currículos escolares nos diferentes níveis de ensino.

Palavras-chave: Decolonialidade, Educação, Antirracismo.

 

Abstract

This article aims to reflect on the promotion of an anti-racist education in the decolonial perspective, in the contemporary scenario. The starting point is the following problem: How to promote advances in overcoming racism, taking into account the educational context, in a perspective of decolonial thinking in contemporary times? A qualitative approach is carried out, with reflection on authors who deal with this issue. It is observed that, despite the normative advances and anti-racist policies, there is still progress in terms of educational processes aimed at achieving such devices. Therefore, articulated reflections in the educational field become urgent, so that these elements are incorporated into the daily routine of school curricula at different levels of education.

Keywords: Decoloniality, Education, Anti-racism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB. Atualmente, é pesquisador do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA SERRA(UCS). Realizou missão de intercâmbio acadêmico na Universidade Carlos III, de Madri, em abril de 2014. Atua na pesquisa nos seguintes temas: formação de professores, educação popular, messianismo e movimentos sociais. Faz parte do Comitê Científico Internacional da Revista Eletrónica Educare da Universidade Nacional de Costa Rica. Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Espanha, Universidade Carlos III -UC3M- GETAFE- Comunidade de Madri e participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional, vinculado à Universidade Autónoma de Madri. PR-16 Formación del Profesorado, Innovación y Complejidad en Educación? (FORPROICE). Atualmente é docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-UCS. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1193-7910 E-mail: garosa6@ucs.br

 

Denise Machado Moraes , UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Mestranda em educação, Universidade de Caxias do Sul, ingresso em 2021. Especialista em Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2017). Professora de Educação Básica desde 2016.Graduada no curso de Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Foi bolsista no programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- Séries Inicias no período de Março de 2012 a Agosto de 2015. Trabalhou como Bolsista no Departamento de Material e patrimônio da UFSM, no período de Julho de 2011 a Março de 2012. Atualmente se dedica ao trabalho de professora na rede Pública Municipal de Caxias do Sul, RS. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2842-6607  E-mail: dmmoraes2@ucs.br

Vamberto Marinho do Nascimento Junior, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS - 2021). Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2010) e Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI - 2010). Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER - 2018) e Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER - 2018). Participo do Grupo de Pesquisa: Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPForma Serra - 2021). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3578-1375  E-mail: vmnjunior@ucs.br

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 493
  • pdf downloads: 504

Como Citar

ANTÔNIO DA ROSA, G. .; MACHADO MORAES , D.; MARINHO DO NASCIMENTO JUNIOR, V. . Educação antirracista na perspectiva decolonial: no cenário contemporâneo: Anti-racist education in the decolonial perspective: in the contemporary scenario. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5338. Acesso em: 21 dez. 2024.